2010/02/13

13 de FEVEREIRO - UMA DATA MEMORÁVEL


a)


«O homem não nasceu para trabalhar,
nasceu para criar.»
.
«Se fosse possível explicar-te tudo
não precisarias de perceber nada.»
.
«Deus não se afirma nem se nega:
Deus É, mesmo quando não é, uma plena manifestação
da sua suprema liberdade.»





O dia tem estado lindo, luminoso, um Sol de Inverno frio, muito frio...

Mas este dia é, efectivamente, muito importante. Para começar porque foi num dia 13 de Fevereiro do já longínquo ano de 1906 que nasceu um grande pensador, filósofo como não podia deixar de ser. Mas, antes de mais, um grande pensador e um excepcional conversador, talvez o maior de todos os tempos.
Agostinho da Silva (13 de Fevereiro de 1906 a 3 de Abril de 1994).


Parece que o estou a ouvir, na RTP, a falar das coisas da vida, sob todos os ângulos, com uma simplicidade, fluidez de raciocínio e desmistificação dos grandes enredos científicos da filosofia, que até parecia que a vida era simples de se viver. E seria, e não fosse o Homem a complicar tudo. A seguir por vias sinuosas quando tem o caminho da simplicidade e do desprendimento do supérfluo mesmo à sua frente.


Enfim, somos complicados de mais e pensamos pouco, antes de actuar. De modo que passamos a nossa vida a tentar emendar as asneiras que fazemos no imediato do dia a dia.

Porque me ocorreu, muito simplesmente, aqui estou a registar esta entrada neste meu blogue, o meu caderno de notas, sobre este dia 13 de Fevereiro, por sinal o do ano de 2010.


Quais os factos que me mais me marcaram neste dia para, todo o  sempre?  E então não é, que, precisamente num dia 13 de Fevereiro mas do ano de 1947, também nasceu mais um ser humano, que já está a dar a sua 63ª volta ao Sol e que dá pelo nome de António, este que se escreve agora? E que nasceu numa aldeia perto de Viseu? 

Questão de somenos, dirão. Eu também sou tentado a dizê-lo, mas, bem vistas as coisas, somos todos muito importantes. Muito mesmo. Todos sem excepção.

In Wikipedia:
Nasceram neste dia...
Morreram neste dia...
Várias outras anotações aqui poderia deixar relativamente a este dia. Uma delas poderia ser, sendo eu católico, a referência a santos devotados neste dia:
Santo Martiniano, monge eremita, Atenas, Grécia, 422
Martiniano era um monge eremita, mas acabou se tornando um andarilho para que o pecado nunca o achasse "em endereço fixo". Martiniano era natural da Cesaréia, na Palestina, nasceu no século quatro.
Santa Catarina de Ricci, religiosa, +1590
Pertencia à nobre família Ricci, da cidade de Florença, no centro da Itália, onde nasceu em 1522.
Santo Gregório II, Papa de 715 a 731, Gregório nasceu no ano de 669. Pertencia a uma família cristã da nobreza romana, o pai era senador e a mãe uma nobre, que se dedicava à caridade. Ele teve uma educação esmerada junto à cúria de Roma. Muito culto, era respeitado pelo clero Ocidental e Oriental. Além da conduta reta, sabia unir sua fé inabalável com as aptidões inatas de administrador e diplomata. Tanto que, o papa Constantino I pediu que ele o acompanhasse à capital Constantinopla, para tentar resolver junto ao imperador do Oriente, Leão II, que se tornara iconoclasta, a grave questão das imagens. Escolhido para o pontificado em 19 de maio de 715, Gregório II governou a Igreja durante dezasseis anos.


Posted by Picasa


11 comentários:

AFRICA EM POESIA disse...

bonita homenagem


Vou voltar por aqui.
Um beijo

Ricardo Calmon disse...

Magistral tributo!

Blog seu,um abissal nicho cultural é!
Todo meu respeito e afeto!
Te abraço!
Viva La Vida!

Alda M. Maia disse...

Haverá aí hoje festa grande ou não? Certamente que sim.
Um grande abraço de parabéns, António.
Alda

tulipa disse...

Repito o que escrevi ontem:
Mas, o que me traz aqui, na realidade, é o meu Amigo António estar de PARABÉNS hoje - dia 13 de Fevereiro; também chamo os meus 2 blogues de "meus cadernos de notas".
Acredita que já serviu para ir procurar acontecimentos passados e relembrar datas...é mesmo um género de "DIÁRIO" mas mais semanal.

Marcou este dia para todo o sempre, dois nascimentos - um do Prof. Agostinho da Silva há 104 anos e o nascimento do Amigo António Nunes, há muito menos tempo, apenas 63 anos.

É isso mesmo, bem vistas as coisas, somos todos muito importantes.
Muito mesmo.
Mas todos sem excepção.
Votos de um dia muito feliz na companhia dos familiares e amigos.
Muitos mais anos de vida meu Amigo.

Abraços e beijos da Tulipa
(Ester)

Eddy Nelson disse...

deixo-lhe um abraço e os devidos parabéns.

Anónimo disse...

Para mim que ainda estou muito mais novo, os anos apenas contam agora para os meus filhos.

Que um dia todos nos encontremos onde não é preciso fazer contas, nem medidas. Mas que aproveitemos, saboreando, cada etapa da percepção da vida, para o enriquecimento das nossas almas.

Sérgio Oliveira
Fátima

as-nunes disse...

Os meus sinceros agradecimentos pelas palavras amigas que aqui deixaram expressas, caros amigos e amigas.

Sempre ao vosso dispor.

António

Anónimo disse...

Даже не думал

arte por um canudo 2 disse...

É bom lembrar o homem Agostinho da Silva e fazer-lhe a justa homenagem.Para ti António..PARABÉNS e que os comemores muitas vezes é o que deseja o outro Agostinho da Silva.

Flor disse...

Ei eu tambem António nasci a 13 de fevereiro!! Parabéns pra nós!
Felicidades!

as-nunes disse...

Olá Flor.

Penso que já no ano passado falámos desta coincidência. Só no dia e mês. Que o meu ano é mais antigo!

Parabens e Felicicidades!