2017/10/06

As primeiras estrelícias no meu jardim ao fim de 20 anos a mudar a planta de lugar.
















As primeiras estrelícias que conseguimos produzir no nosso jardim a partir duma planta que trouxemos da Madeira há cerca de 20 anos. Foi uma grande surpresa. E logo com todo este esplendor.
A estrelícia ou ave do paraíso, de nome científico Strelitzia reginae, é uma planta herbácea, perene rizomatosa originária da África do Sul, com aproximadamente 1,20 m de altura, de folhas duras, grandes e ovoladas com pecíolos bastante compridos. É cultivada em jardins de regiões tropicais e sub-tropicais e bastante apreciada pela beleza das suas flores, que com aproximadamente 15 cm são de cor laranja e azul e assemelham-se à cabeça de uma ave do paraíso.

O termo científico desta planta "Strelitzia reginae" do Latim = estrelícia da rainha, em homenagem à rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, esposa do rei Jorge III de Inglaterra, morta em 1818. (WI)

2 comentários:

Adriana Roos disse...

Oi Antonio! Nós e nossas ligações sem explicação!
Qe surpresa ver no seu blog a flor da strelitza!! Em minha formação na faculdade foi essa planta que escolhi pra fazer o trabalho de herbário, descrição completa, na disciplina de Botânica em 1994! Sabe que ela dá uma semente? Linda, maravilhosa sua planta!
Beijinhos do Brasil!

as-nunes disse...



Olá Adriana.

Coincidências interessantes. É uma flor muito bonita.

Beijinhos