2025/11/15

Luís Vieira da Mota. Não te esqueceremos


(Da esqª para a dta: Carlos Lopes Pires, Luís Vieira da Mota, António Nunes)



Hoje recuperei esta foto do Fb do Carlos Pires de 5 de Setembro de 2025.
O nosso amigo Luís da Mota estará sempre presente...

lembras antónio? fomos de leiria, os três, assistir à apresentação, no porto, de "A lágrima de Ulisses" (2021), do manuel. de regresso parámos em espinho, para jantar. jantámos divertidos. éramos, simplesmente, amigos. hoje tenho frio
 
Deixei este comentário:

hoje o dia está farrusco
que quer ele dizer
não sei
mas sei que outros dias
virão
que estas memórias
têm o condão
de restaurar a força
presente nas ausências
dos amigos
não os deixaremos
passar para trás
do retrato

 

2025/11/10

Evocando ADELINO MENDES e a sua obra de divulgação da vida e obra de Acácio de Paiva. Obrigado MLisboa.

 Adelino Mendes

(siga o link)


https://colipoleiria.blogspot.com/  - foto partilhada deste blogue, Uma ´amiga` de longa data das lides bloguísticas e que continua presente e muito activa a divulgar recortes e muitas notas e apontamentos sobre coisas e pessoas ligadas a Leiria. Muita saúde MLisboa (como gosta de se identificar).

Hoje, ao deambular pelos blogues das minha referências, estacionei, durante algum tempo, no blogue acima identificado e lembrei-me de colocar esta nota no meu Auxiliar de Memória (eventualmente de quem aqui chegar à procura de notas sobre Acácio de Paiva e não só.)

(Pode ler-se sobre o lançamento deste livro)

Escrevi em 2013 o livro "Falando  Acácio de Paiva". Uma das minhas fortes fontes de informação e consulta foram os vários escritos de Adelino Mendes, enquanto jornalista muito atento e homem culto e muito e bem relacionado na época (princípios do séc. XX). 

Eis porque aqui deixo este apontamento, agradecendo à autora do blogue onde podem consultar em pormenor vários verbetes sobre Adelino Mendes.

2025/11/08

Homenagem aos meus pais, no cemitério de Ribafeita em 1 de Novembro de 2025


No dia 1 de Novembro de 2025, juntamente com os meus irmãos, a Lurdes, o Vitor, a Sildina e a Isabelita, fui ao cemitério de Ribafeita. A nossa intenção principal era colocar uma placa de homenagem aos nossos pais (Daniel e Encarnação) na campa onde repousam os seus restos mortais.
Nessa mesma campa, também estão depositados os despojos da nossa avó materna, Maria de Jesus de Almeida(A avó Caria como sempre a tratámos com carinho e devoção) e da nossa tia (irmã da nossa mãe e madrinha do Vitor, Aurélia (Aurelinda, como sempre a conhecemos e estimávamos).
-
Algumas fotos com os meus irmãos:






(2ª campa à esquerda de quem entra no cemitério. Logo à entrada, debaixo da cameleira)


-


Entretanto tive ocasião de tirar esta selfy com o Afonso Baptista Costa Dias, que também nasceu no meu ano de 1947 e fomos colegas da Escola Primária em Gumiei ao tempo do célebre prof. Américo. Desta vez, Afonso, fico com uma memória mais concreta dos tempos em que fomos colegas de escola primária. Fico-te muito grato por teres tomado a iniciativa de te apresentares e me recordares esses tempos. Igualmente grato pela companhia e camaradagem que sempre demonstraste em vida dos meus pais, já na fase em que estavam no Lar em Lourosa.) Cá nos vamos encontrando no Facebook 
-