2006/08/26

Rochas - Mar - AÇORES


As rochas sobre o mar da Terceira!
Uma vertigem
Um sonho
Pasma-se!
Cisma-se

O Mar e as Rochas
da Terceira

A Natureza
Nua
Crua

DEUS!
-
Não admira, pois:

(Praia da Vitória, na Rua de Jesus, a Rua central da cidade, ou noutra, um dos muitos painéis de azulejos, expostos nas paredes em locais bem visíveis, em justíssima homenagem aos poetas portugueses de todos os tempos e das mais variadas projecções mediáticas, incluindo os poetas locais com quadras de enlevo pela sua cidade, Natália Correia,Vitorino Nemésio (que aqui nasceu), Almeida Garrett (que aqui viveu alguns períodos), Antero de Quental, Fernando Pessoa e tantos outros lídimos representantes da escrita lusíada, universal e que se deseja perene...)

10 comentários:

Terceirense disse...

Caro António,

Nem sei o que dizer-lhe... tal a emoção que me plantou no coração.
Que pena só agora saber da sua presença na ilha Terceira.
Na imagem que aqui coloca, penso ser de uma rocha que também conheço bem e fica abaixo de um farol, dá-nos o retrato da força negra e azul-mar. E que lindo poema dedicado às Rochas.
Estou encantada com esta descoberta e com as maravilhosas palavras que nos dirige. Pois é, diga aos seus conterrâneos que os Açores, nomeadamente a ilha Terceira onde esteve, são magia e cor, são abençoados por Deus e preservados pelas mãos de gentes com anos de dedicação.
Bem haja! Um abraço do tamanho da ilha que o encantou.

a d´almeida nunes disse...

Cara Rosa/azoriana

Foi com muito gosto que acabei de ler este seu comentário ao meu post sobre a Terceira. Pois sobre que é que hei-de escrever, agora que estou sob o efeito do deslumbramento dessa Ilha encantada? Até o próprio El-Rey D. Sebastião aí ´continua encantado!...
Como já deve ter confirmado coloquei um link no meu "dispersamente". Nem podia deixar de ser!
Vou passar a visitar com assiduidade o seu blog, até para me manter mais ao corrente do que se for passando por essas paragens que fiquei a senti-las como minhas também.
Quanto à foto. Trata-se de facto da área do farol a caminho do Raminho. Antes de lá chegar quem vai de Angra, ao longo da estrada marginal à volta da Ilha.
Aquela grandeza do conjunto: Mar, pedra/basalto em escarpas monumentais, flores, chilrear dos canários, melros e outros, ar puro, azul azul mais escuro mais claro, as nuvens que estão constantemente a tecer diferentes imagens, a dar novos tons aos azuis do mar e do céu...
Terra paradisíaca, a Terceira!
Um grande abraço.
António

a d´almeida nunes disse...

Só mais um pormenor, azoriana
Não sei se é intencional mas se não é, sempre lhe digo que seria de muito interesse para a comunidade blogosférica que no seu "profile" dexasse ver o endereço do seu blog.
De qualquer modo já o coloquei na barra lateral do meu.
António

a d´almeida nunes disse...

Chicailhéu ou mariachica

Li com emoção as suas palavras e consultei o blog.
Já lá deixei uma nota mas quero dizer-lhe aqui e agora da minha satisfação em manter todos os contactos possíveis com as gentes da Terceira.
Pelo que tive ocasião de viver um dia destes, as pessoas da Terceira são muito receptivas. Estive em Porto Martins com o Carlos Moura, meu genro, e um amigo, que nos convidou para uma das 200 e tal largadas de touros à corda que realizam aí na Ilha. Foi uma festa pegada. Andámos de casa em casa e mais visitávamos se não tivéssemos o tempo contado e o resto da família à espera de nós em Angra, no Hotel na Praça Velha. Linda, agadável...assisti lá ao XXII Festival Internacional de Folclore e tirei umas fotos óptimas.
Muita saúde e alegria para viver essa sua reforma, cara Maria Silva.
António

a d´almeida nunes disse...

Cada hora que passa estou mais desconsolado por não ter ido à procura de bloggers da Terceira.
Teríamos arranjado uma belíssima oportunidade de nos encontrarmos e trocarmos ideias.
Diga-se também que não fazia ideia que na Terceira estivesse tão activa a participação na blogosfera.
A propósito ando com a ideia de fomentar uma tertúlia.
Que tal, digam-me das vossas opiniões:
http://geracaoblog.blogspot.com
António

Terceirense disse...

Pois cá estou eu de novo e desta vez com redobrada alegria. Realmente a rocha que tem na imagem é da rocha do Queimado da Serreta, minha freguesia natal. Reconheci, de facto, aquele deslumbramento.
Já vi que a Chica e o Luís se associaram nesta amizade nova. Imagine só se, quando esteve cá, nos encontrava a todos qual a festa que não teria acontecido. Já estou a imaginar o seu regresso para o próximo ano e desta vez com aviso prévio.
Já adicionei o seu blog a http://tematico.no.sapo.pt/indice/19blogs.htm que é onde tenho a lista completa de blogs que estimo e visito, e coloquei um destaque especial para este blog.
Quanto à sugestão do endereço do meu blog... penso que se clicar no perfil verá o endereço. Se tal não acontece desconheço o motivo. Talvez haja algumas diferenças entre o blogger e o SAPO. De qualquer forma vou verificar.
Ah... noto que a ilha lhe deu a magia necessária para continuar escrevendo formidavelmente.
Um abraço com um sorriso maior.

Terceirense disse...

Uma nota:
Esta imagem parece um rosto... talvez do próprio Deus...
O DEUS que se revela em todos os lugares, majestoso.
Concorda comigo? É ou não um rosto?

a d´almeida nunes disse...

Não haverá muito a acrescentar ao que a Rosa diz nas suas notas.
A Natureza tal como Deus quer que ela seja e se apresente aos nossos sentidos é SEMPRE bela. Nós é que temos que ser capazes de a apreciar.
Grato por todas as suas apreciações.
Penso muito sinceramente que há todas as possibilidades de podermos constituir a partir de agora uma verdadeira tertúlia para falarmos dos Açores e do seu espaço na blogosfera.

Anónimo disse...

Caros Amigos
Sou de Setúbal, já estive nos Açores em S. Miguel para lançar o meu livro Natália Correia- A Escritora do Amor e da Liberdade, ediçao da J.F. de Fajá de Baixo em 2003, presentemente estou a organizar uma colectanea de poemas sobre Natália, e editar oportunamente nos Açores...
Caso queiram participar, fico à vossa espera....

Anónimo disse...

Ainda a proposito, os poemas devem ser curtos de modo a não passar de um A4.a dois espaços. Não pretendo publicar autores consagrados.
O endereço é: artur.vaz@sapo.pt
Agradeço divulgação deste meu projecto. Gostei muito do v/blog.