2008/03/21

Quinta do Amparo - Marrazes

Ontem recebi um e-mail, muito amável, de alguém que chegou a viver na célebre Quinta do Amparo, Leiria (Marrazes), em tempos idos. Falou-me também da minha crónica sobre a Quinta de S. Venâncio, à qual também se encontra ligada (ainda mais de perto e com mais intensidade). Há tempos que ando para observar no local esta Quinta, a do Amparo. Decidi-me, assim de repente, sem olhar às horas, o dia já a fenecer...calmamente...
Rápido, que há que aproveitar a luz do dia. Agora, no dia seguinte, pergunto-me: tinha que ser naquele momento? Respondo de imediato: tinha. E foi...
A capela...
"Há nesta freguesia, de mais das ermidas que havia antes de ser bispado...as seguintes: - uma no sítio de Valle-Bôco, instituída e feita no ano de 1564, sendo bispo D. Gaspar do Casal, que é da invocação de Nª Senhora do Amparo, e a mandaram fazer Gonçalo Corrêa e sua mulher Ignez de Vora, em uma Quinta sua e a dotaram..."
Profanada (desafectada) aí por 1836, sendo Bispo D. Manuel de Aguiar e Vigário Capitular José Crisóstomo Pereira Barbosa. Era Capela Particular.
A Capela actual foi construída sobre ruínas da antiga. (Joaquim de Oliveira da Silva Bernardes - A Freguesia de Santiago dos Marrazes - pág. 199)

A fonte... uma cameleira... (ao lado direito fica um jardim muito romântico com belíssimas vistas sobre a cidade e com o castelo de Leiria a recortar-se no horizonte).
...
Voltarei...para continuar a reportagem, publicando mais fotografias, até pelo gosto em mostrar o estado actual da Quinta em dedicação à Sra. D. Ana Ramos.
Posted by Picasa

7 comentários:

Al Cardoso disse...

Bonita quinta, invejo a cameleira!

Uma feliz e saudavel Pascoa, para si e todos os seus!

E um abraco dalgodrense.

Anónimo disse...

Uma lição permanente de civismo, amor regionalista e dedicação, eis como se pode definir este blogue, tudo de braço dado com a irmã qualidade. Um reportório que me agrada visitá-lo de sobremaneira. Desejo uma Santa Páscoa e boa semana.

Citadino Kane disse...

Amigo António,
Que a paz e o amor habitem a tua casa, não somente nesta Páscoa, mas por todo o sempre!
Abraços,
Pedro

Anónimo disse...

Posted by isabelguilherme indo que ficou este post, estando cá á 32 anos estou a conhecer melhor Leiria através do blog do António. Muito obrigada bj

Anónimo disse...

olha que coisa ficou no post, não foi isso que eu escrevi!!!!!!!!!Eu disse sim que este post ficou lindo. E estando eu em Leiria á 32 anos estou a conhecer melhor Leiria através do Blog do António.
Muito obrigada, Bj

P Brehm disse...

Antes de mais parabéns pelo blog, que descobri acidentalmente ao pesquisar sobre a quinta do Amparo. Chegou a publicar mais fotos desta quinta? Votos de continuação de um optimo trabalho. cumprimentos.

a d´almeida nunes disse...

Voltei agora aqui a este post, passado um ano, mais ou menos, na sequência de dois e-mails que recebi da D. Ana Ramos.
Tenho a dizer-lhe que apreciei muito a sua amabilidade e as fotos que me enviou.

Estou a organizar um trabalho baseado naquilo que tenho vindo a publicar neste blogue, um pouco ao sabor da minha curiosidade e gosto em conhecer os factos que antecederam, com um ou dois séculos de distância, a Leiria actual.

Sinto-me a cumprir uma missão altamente motivadora. Muito particularmente quando se tem feedback como vem a acontecer em relação a estas duas quintas: a de S. Venâncio e a do Amparo.

Como me pareceu que me dá a sua permissão, provavelmente ainda vou voltar a este tema com a ajuda dos seus textos e fotografias.

A P Brehm informo que não voltei a publicar mais fotos por manifesta falta de tempo para investigar.
Espero dentro em breve estar mais disponível.
Penso que era de toda a urgência fazer um levantamento urgente para se escrever uma monografia o mais completa de Leiria desde os tempos mais remotos.

Muito obrigado pela vossa atenção

António Nunes