Ontem recebi um e-mail, muito amável, de alguém que chegou a viver na célebre Quinta do Amparo, Leiria (Marrazes), em tempos idos. Falou-me também da minha crónica sobre a Quinta de S. Venâncio, à qual também se encontra ligada (ainda mais de perto e com mais intensidade). Há tempos que ando para observar no local esta Quinta, a do Amparo. Decidi-me, assim de repente, sem olhar às horas, o dia já a fenecer...calmamente...
Rápido, que há que aproveitar a luz do dia. Agora, no dia seguinte, pergunto-me: tinha que ser naquele momento? Respondo de imediato: tinha. E foi...
"Há nesta freguesia, de mais das ermidas que havia antes de ser bispado...as seguintes: - uma no sítio de Valle-Bôco, instituída e feita no ano de 1564, sendo bispo D. Gaspar do Casal, que é da invocação de Nª Senhora do Amparo, e a mandaram fazer Gonçalo Corrêa e sua mulher Ignez de Vora, em uma Quinta sua e a dotaram..."
Profanada (desafectada) aí por 1836, sendo Bispo D. Manuel de Aguiar e Vigário Capitular José Crisóstomo Pereira Barbosa. Era Capela Particular.
A Capela actual foi construída sobre ruínas da antiga. (Joaquim de Oliveira da Silva Bernardes - A Freguesia de Santiago dos Marrazes - pág. 199)
A fonte... uma cameleira... (ao lado direito fica um jardim muito romântico com belíssimas vistas sobre a cidade e com o castelo de Leiria a recortar-se no horizonte).
...Voltarei...para continuar a reportagem, publicando mais fotografias, até pelo gosto em mostrar o estado actual da Quinta em dedicação à Sra. D. Ana Ramos.
...Voltarei...para continuar a reportagem, publicando mais fotografias, até pelo gosto em mostrar o estado actual da Quinta em dedicação à Sra. D. Ana Ramos.
7 comentários:
Bonita quinta, invejo a cameleira!
Uma feliz e saudavel Pascoa, para si e todos os seus!
E um abraco dalgodrense.
Uma lição permanente de civismo, amor regionalista e dedicação, eis como se pode definir este blogue, tudo de braço dado com a irmã qualidade. Um reportório que me agrada visitá-lo de sobremaneira. Desejo uma Santa Páscoa e boa semana.
Amigo António,
Que a paz e o amor habitem a tua casa, não somente nesta Páscoa, mas por todo o sempre!
Abraços,
Pedro
Posted by isabelguilherme indo que ficou este post, estando cá á 32 anos estou a conhecer melhor Leiria através do blog do António. Muito obrigada bj
olha que coisa ficou no post, não foi isso que eu escrevi!!!!!!!!!Eu disse sim que este post ficou lindo. E estando eu em Leiria á 32 anos estou a conhecer melhor Leiria através do Blog do António.
Muito obrigada, Bj
Antes de mais parabéns pelo blog, que descobri acidentalmente ao pesquisar sobre a quinta do Amparo. Chegou a publicar mais fotos desta quinta? Votos de continuação de um optimo trabalho. cumprimentos.
Voltei agora aqui a este post, passado um ano, mais ou menos, na sequência de dois e-mails que recebi da D. Ana Ramos.
Tenho a dizer-lhe que apreciei muito a sua amabilidade e as fotos que me enviou.
Estou a organizar um trabalho baseado naquilo que tenho vindo a publicar neste blogue, um pouco ao sabor da minha curiosidade e gosto em conhecer os factos que antecederam, com um ou dois séculos de distância, a Leiria actual.
Sinto-me a cumprir uma missão altamente motivadora. Muito particularmente quando se tem feedback como vem a acontecer em relação a estas duas quintas: a de S. Venâncio e a do Amparo.
Como me pareceu que me dá a sua permissão, provavelmente ainda vou voltar a este tema com a ajuda dos seus textos e fotografias.
A P Brehm informo que não voltei a publicar mais fotos por manifesta falta de tempo para investigar.
Espero dentro em breve estar mais disponível.
Penso que era de toda a urgência fazer um levantamento urgente para se escrever uma monografia o mais completa de Leiria desde os tempos mais remotos.
Muito obrigado pela vossa atenção
António Nunes
Enviar um comentário