2008/04/20

Artes - intercâmbio entre a Sociedade Civil e a Escola

elos-leiria-concurso-pintura-escultura-colegios.miguel.fatima

(clicar para ver um álbum e os pormenores de cada trabalho pictórico ou escultórico)

O Álbum acima tem em vista dar a conhecer a extraordinária qualidade dos trabalhos apresentados numa exposição no dia 12 passado, na Galeria do Marcelo - Leiria, pelos alunos das ARTES do COLÉGIO DE S. MIGUEL - FÁTIMA, superiormente orientados pelos seus professores e com o incondicional apoio da sua Direcção. Esta exposição foi o corolário duma entusiasmante colaboração entre o ELOS CLUBE DE LEIRIA, que promoveu o concurso e o público em geral. A este repto respondeu, duma forma extraordinariamente interessada, o Curso de Artes do Colégio acima referido, tendo-se apresentado a concurso com 14 obras, sendo 2 de pintura e 12 de escultura em pedra. O resultado aí está à vista. Se esta mostra não for suficiente para convencer os mais cépticos, pode-se ler a ACTA do Júri dos prémios através da qual se pode constatar a opinião unânime dos seus membros no sentido da qualidade superior de todas as obras apresentadas.

Não podem restar dúvidas do interesse manifesto em que a Escola deva adaptar os curriculuns dos seus cursos às exigências da sociedade civil, na mira inadiável de se formarem futuros quadros académicos, artísticos, culturais e empresariais, com conhecimentos e prática do que a realidade das necessidades do homem requer para que se melhore a um ritmo mais intenso a qualidade dos produtos e serviços, de forma a que estes se possam impor, quer no mercado nacional quer no internacional. Só assim se poderá aumentar a tão propalada produtividade, factor essencial para a rentabilidade dos investimentos que se façam ou venham a fazer em Portugal.

Não podemos continuar a lamentar-nos que não temos quadros de todos os níveis capazes de colocar Portugal entre os primeiros da Europa e do Mundo em áreas em que nós temos condições para competir, em pé de igualdade, duma forma global.

2 comentários:

Tozé Franco disse...

Ora aí está mais uma iniciativa de uma Escola de primeiro plano.
Já vi algumas representações de alunos desse Colégio. Numa palavra: fabulosas.
Um abraço.

as-nunes disse...

Caro Tozé
Esta iniciativa resultou em pleno. Desafiar a juventude para acções práticas, de acção na vida real, com os seus trabalhos, mostrá-los e submetê-los à avaliação de especialistas da área, extra-escola, é e capital importância para quem seguir a via das Artes.
Esperemos que outras iniciativas deste género, sejam do ELOS de LEIRIA sejam de outras instituições surjam com mais frequência.
Um abraço
Ántónio