2008/04/07

Serviço cívico pelas árvores...

Hoje, descia a Av. Sá Carneiro, em Leiria, na direcção do Largo da Sé, para almoçar. Como o previsto pelos meteorologistas, fazia bastante vento e chovia. Depois de fazer a curva para a direita reparei que os automóveis que iam à minha frente se desviavam da árvore da foto A e lá prosseguiam a sua marcha imperturbavelmente. Parecia que nada de especial se passava.
Não sou da mesma opinião. Penso que todos nós, cidadãos, temos o dever de contribuir para a preservação do património público. Era o caso desta ameixoeira de jardim, Prunus pissardi. Encostei o carro à berma da estrada e prestei-me a dar uma ajuda no sentido de evitar que a ameixoeira acabasse por ser destruída. A tarefa foi mais complicada do que parecia à primeira vista, até porque não tinha qualquer ferramenta à minha mão. Lá consegui, utilizando as pedras amovíveis colcocadas no separador central, segurar o pau de apoio da árvore. Não sei se esta será a solução definitiva, pelo menos para os próximos dias que se prevêm de fortes chuvadas e ventania.
Vou enviar este post aos serviços da Câmara. Pode ser que alguém lá vá reforçar o meu remedeio, que mais não consegui fazer...
Até viria muito a propósito. O próximo dia 10 é o Dia Mundial da Árvore.
-
O Arbor Day (Dia da Árvore)

O Arbor Day, dia especial dedicado à plantação de árvores, foi instituído a 10 de Abril de 1872 no Estado do Nebraska, nos Estados Unidos da América, tendo a partir de 1885 sido consagrado como feriado estadual.

Esta iniciativa rapidamente se generalizou a outros estados americanos e mais tarde foi também adoptada noutras partes do globo.

Consistia essencialmente na plantação de árvores e acções de propaganda sobre os benefícios da arborização, com grande mobilização de instituições públicas, de organizações agrícolas e de particulares.

As actuais comemorações do Dia Mundial da Floresta e as Festas da Árvore do início do século têm claramente a sua raiz nesta iniciativa americana do Arbor Day.
(In "Naturlink")
Posted by Picasa

4 comentários:

Rosa Brava disse...

Aplaudo carinhosamente a tua atitude! Isso é puro civismo e amor à natureza. É engraçado que já tive uma atitude idêntica e como não conseguia sozinha, pedia ajuda. Presentemente, são os próprios moradores daquela zona (perto de onde moro) que tem tal cuidado. Hoje em dia, por muito vendaval que haja, não vejo lá nada caído...

Um abraço a ti e para a Zaida, tua esposa um grande beijo ;)

Alda M. Maia disse...

Estou com curiosidade de saber se a árvore se manteve na posição em que a deixou. O trabalho que teve merece esse prémio.
Um abraço a toda a família
Alda

Maria Cristina Amorim disse...

Querido amigo, as pessoas estão cada vez mais viradas para o seu umbigo e essas coisas, (acham elas) não lhes dizem respeito.
contigo foi uma árvore ( que muito bem ajudas-te e se recompor, caso contrário a esta hora estaria perdida), comigifoi com um velhote que caíu na berma da estrada, e que todos os carros se desviavam dele, numa rua a descer.
O senhor estava virado para baixo e tinham-lhe caído os óculos.Ninguem parava mas todos abrandavam, o que formou uma fila considerável. Quando finalmente vi o porquê de tanto carro e me preparava para encostar á berma, o condutor da minha frente adiantou-se e lá foi ajudar.

É assim o nosso portuguesito...enfim.
Beijos.

pvnam disse...

«........mini-spam........»
Um grito contra a nova ordem mundial:
---> Diz NÃO às corridas demográficas!



---> Os OTÁRIOS dos nacionalistas europeus não conseguiram prever que ao perderem o controlo demográfico da situação... tudo poderia acontecer... e agora andam por aí a espernear feitos parvos...

--» O problema não é «Hoje o Kosovo... amanhã o Socorro/Mouraria... etc...»
---» O problema é (e não só): Hoje o Kosovo , amanhã TODA a Europa!
---» De facto, a evolução demográfica dos 'descendentes de Obikuelus' (e afins) está imparável...
{ NOTA: Quando os 'descendentes de Obikuelus' (e afins) dominarem demograficamente a situação... poderá vir a acontecer um Novo Tratado de Tordesilhas [7 de Junho de 1494]: os 'descendentes de Obikuelus' [Africanos, Mestiços, Árabes, etc.] poderão acordar, entre si, a divisão/partilha da Europa! }


ANEXO:
--- Os Povos Nativos são a forma como o Ser Humano evoluiu nas mais variadas regiões do Planeta --> os Nativos possuem CARACTERÍSTICAS FÍSICAS... GENES TÍPICOS NATIVOS ... QUE SÃO A FORMA COMO A ESPÉCIE HUMANA EVOLUIU... nas mais variadas regiões... do Planeta.
--- A existência de Povos Nativos no SEU espaço é uma Identidade com muitos milhares de anos... que deve ser RESPEITADA e PRESERVADA!
Concluindo: Aquela minoria de nativos europeus, que está interessada na sobrevivência da sua Identidade, antes que seja tarde demais, deve reivindicar o legítimo Direito ao separatismo.

P.S.
Existem Predadores Insaciáveis [...] que estão numa CORRIDA DEMOGRÁFICA... -> eles pretendem ocupar e dominar mais e mais novos territórios...
Os Povos de Boa Vontade - apenas reivindicam o Legítimo Direito à sobrevivência da sua Identidade - não têm quaisquer problemas em reconhecer que devem existir (no Planeta) Reservas Naturais de Povos Nativos... pelo contrário... os Predadores Insaciáveis são INTOLERANTES para com a existência de Reservas Naturais de Povos Nativos...