2012/03/26

Ao cair duma noite cálida de Março

 Entre 28 de Março e 12 de Abril, Vénus e Mercúrio vão ser um par atractivo no céu a Oeste após o pôr-do-Sol. Entre estas duas datas, estes dois planetas estão a menos de 5 graus entre si, Vénus estando um pouco mais para a esquerda e para cima do mais ténue Mercúrio. A 3 de Abril, estarão à distância mais pequena, a apenas 3 graus entre si.
E no princípio de Agosto, Vénus será parte um "trio planetário," juntando-se aos mais ténues planetas, Marte e Saturno, baixos no céu a Oeste após o pôr-do-Sol. (daqui)


Saí de casa, uns 20 minutos antes do telejornal das 20 horas. Para ir deitar um saco de lixo no respetivo contentor. Pelo sim pelo não levei a minha Nikon
Resultado: tirei estas fotografias.

Estes dias de excecional calor em pleno mês de Março começam a mostrar-se de maus presságios, o clima está a mudar assim tão radicalmente?!

Entretanto, a Lua e o planeta Vénus lá continuam na sua dança eterna, ora parecendo muito próximos ora afastando-se, como que amuados, enquanto os melros voam espalhafatosos a caminho do seu poiso para passar a noite. Este, que vêem empoleirado, bem o pressenti expectante, mas acabou por se deixar fotografar.

É uma dádiva da Natureza e do local onde vivo poder observar tantas espécies de aves:
melros (em maior número), corvos, rolas, pintassilgos, toutinegras, pardais, carriças, pequenos rouxinóis, verdelhões, mandarins,   alvéolas, milhafres, grifos, patos, gaios (cada vez menos) e uma infinidade de pequenas aves de porte reduzido, que já lhes perdi a conta e não consigo identificar. A sinfonia de sons que então se faz ouvir é digna de ser devidamente apreciada, antes que o Sol se ponha completamente!...

Quando regressei a casa já o telejornal ia a meio...
@as-nunes   

8 comentários:

São disse...

Face a estas belas imagens quem pensa no Telejornal?!

Boa semana

as-nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosa dos Ventos disse...

Ontem à noite, de regresso a casa, ficámos a olhar para os dois planetas encostadinhos à lua e nem um nem outro nos conseguimos lembrar dos nomes deles!
Ainda bem que aqui vim!

Abraço e obrigada

as-nunes disse...

São

Corrigindo o meu comentário anterior:

Olá São, seja bem vindo a este sítio, tem toda a razão, para quê tantos Telejornais e informação repetida todo o dia, temas de propaganda enganosa (estou a referir-me ao Congresso laranja, pronto) essencialmente.

Boa semana

as-nunes disse...

Rosa dos Ventos

Este espetáculo astronómico é muito especial.

E quando Vénus se senta na almofada da lua?!

elvira carvalho disse...

Acredite, bem mais interessantes estas belas fotos do que a repetição de desgraças de que se enche o telejornal.
Um abraço e uma boa semana

Rui Pascoal disse...

Tenho andado entretido no quintal e nem tenho passado por aqui. As fotos, como sempre, estão espectaculares.

Adriana Roos disse...

Que delicia poder ver tantos pássaros... assim, do quintal de casa.
Abraços