2008/08/12

Casa das Rosas? ou das Camélias? ou do Eucalipto?

Estamos em Leiria, na zona da Cruz da Areia, entre o Quartel RAL4 e a Rotunda conhecida pela do McDonalds. Com a fotografia ampliada pode verificar-se ques esta casa é denominada das rosas. Será que houve engano quando fizeram os azulejos? Que tal "Casa das Camélias"?
Várias particularidades tem esta rua: 1) O Eucalipto (digo eu, que gostava bem que as coisas se tivessem passado assim, dada a monumentalidade desta árvore da qual me lembro praticamente desde os anos 60, já então de grande envergadura) obrigou a que a rua fizesse um ângulo de 90º para a esquerda de quem segue na direcção da fotografia; 2) Até se chegar à "Casa das Rosas" esta rua tem mais dois metros de largura. Não teria havido possibilidades de negociar, a bem da causa pública, evitando-se o afunilamento e os enormes transtornos no trânsito que se estão a causar naquele local, já com muito movimento nas horas de ponta?
-
Imediatamente a seguir acede-se a uma rua com o nome de Rua Poetisa Natália Correia. Em próxima entrada vou mostrar-vos pormenores desta rua e deixar aqui um poema da grande Natália Correia (a lembrar-me também dum painel de azulejos com a sua silhueta e versos seus, na Praia da Vitória, Ilha Terceira, quando, no ano passado por lá andei uns dias. Bonita cidade. Ilha fabulosa! E andamos nós, Portugueses, a voar para as Caraíbas para passar 5 ou 6 dias de férias!).

2 comentários:

prafrente disse...

Entre o RAL4 (eu conheci-o como RI7)e o Mac donnald vai uma enorme distância.Pela foto não consigo localizar a rua Natália Correia.Fico satisfeito por ver, divulgados na net, aspectos da nossa cidade...

Força

a d´almeida nunes disse...

Já reparou que em linha recta, desde a extrema NW do quartel até à Rotunda dos Rotários, digamos que vão 300 m, já reparou?
A rua Natália Correia fica precisamente na sequência da Rua Pereira dos Santos que sai dessa rotunda no sentido da Urbanização da quinta do Taborda.
Já dei uma vista de olhos no seu blogue. Mais uma descoberta em Leiria.
António Nunes