2009/04/16

Árvores de Leiria - As suas rainhas



Tenho que o admitir. As tílias e as faias púrpuras, pelo menos as que eu conheço mais intimamente, aqui em Leiria, são, incontestavelmente, as Rainhas das Árvores da cidade. As fotos acima são destes dias mais próximos.
Curvo-me à magnificência destas árvores e à alegria que me transmitem, todos os anos, neste reviver cíclico da Primavera.
Poesia da mais pura e diáfana. Pressente-se que somos acompanhados por multidões de silfos volúveis que se comunicam através da História desta terra e da Natureza bucólica e estonteante dos tempos de Rodrigues Lobo, Afonso Vieira, Marques da Cruz, Acácio de Paiva e tantos outros poetas, prosadores e artistas.
Ou não estivéssemos no
Jardim Luís de Camões e no Marachão (Alameda José Lopes Vieira) tangente, ao próprio jardim e ao Rio Lis!...
Diz o Povo e com razão
Não há Bela sem senão

Porquê não plantar mais faias? Ou ainda não se sensibilizaram com a sua beleza ímpar? Ainda só reparei em mais uma faia ao início da Rua Lino António, na Cruz da Areia!
Considerando que a companheira da que se vê na segunda e terceira fotos, morreu há mais de um ano, não seria de plantar urgentemente uma nova no mesmo local? Ou já reservaram aquele bocadinho de terreno para outra coisa, que não para uma árvore?...
-
ACTUALIZAÇÂO: Acácio de Paiva in "dentro de ti ó Leiria"
Posted by Picasa

9 comentários:

arte por um canudo 2 disse...

Texto poético António.Também um aviso de alerta como sempre fazes.A forma como elaboras o texto revela paixão pela natureza.Gr. abraço

Justine disse...

Belíssimas estão as árvores nesta altura do ano. As olaias em Lisboa estão deslumbrantes, as "tuas" faias também sorriem:))

D'Rimba disse...

Hi, Thank you for your support. I really appreciate that..........Hope you success always in your life...I already add your blog into my blog as my appreciate for you.

a d´almeida nunes disse...

Amigos
Obrigado por se terem pronunciado sobre este post. É que estas são mesmo as rainhas das árvores, das que temos por esta zona, pelo menos. Outras podem até ser mais deslumbrantes, mas estão cá de passagem, alguém as trouxe para ajudar a alindar as nossas terras. mas a tília e a faia são mesmo as rainhas.
Um abraço
António

Um Poema disse...

....

A verdade é que esta música não é menos bonita do que a de Fausto Pappeti.

Obrigado pela visita.

A sua presença, no Campo Grande, na apresentação do meu livro, será uma honra.

Um abraço

vieira calado disse...

E porque não pôr a tocar música desta qualidade, em altifalantes,
no tempo da floração de tílias e faias?

Um forte abraço, amigo!

a d´almeida nunes disse...

Que excelente ideia, Vieira Calado!
Com conta, peso e medida, seria ouro sobre azul.

Um grande abraço,

eddy disse...

aqui regresso amiúde, pois admiro bastante o seu fascínio e a sua dedicação pelas árvores e pelas plantas. um património verde de todos...

um abraço

Adelaide disse...

Que linda está Leiria?

Que felicidade viver numa terra assim.

Abraço

Mara

Obs: Roubei árvores sem peddir licença. Perdão