Provavelmente o ferro foi forjado na
A este propósito será uma boa pista seguir o link A ARTE DO FERRO FUNDIDO EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX.
Na sequência do nosso post sobre o festival “O Chícharo da Serra” que decorre no próximo fim-de-semana e sobre o coreto, a ForSerra – Associação Desenvolvimento e Gestão Património de Santa Catarina da Serra, acedeu simpaticamente ao nosso pedido e enviou-nos uma imagem do mesmo, que reproduzimos.
A ForSerra explicou também o seguinte: “Estava situado no actual Jardim “Luís de Camões”, em Leiria. Em 1947, após a queda de uma árvore sobre a estrutura, foi comprado à Câmara, em hasta pública, e trazido para Santa Catarina da Serra. Restaurado em 2008, foi construído na Fundição de Massarelos, Porto, no ano de 1889. Com 119 anos, é o coreto mais antigo da Região de Leiria.”
Ou seja, apesar de Leiria se querer desfazer dele, mesmo assim não foi totalmente a custo zero… mea culpa pela gralha – mas mesmo assim deve ter ficado a preço de saldo!
2 comentários:
partilha
Maria Lopes
O coreto está muito bem estimado, aliás desde que este pároco foi para Santa Catarina a sua maior preocupação foi meter mãos à obra e mandar cuidar de todos os edifícios que pertenciam à igreja e que estava uma lástima até a própria igreja.....
há 42 minutos · Gosto
14mar2014 no facebook
Continuaria a ficar muito bem em Leiria!
Enviar um comentário