O Snr. Costa, que me recebeu na sua Encadernadora (Floriano & Costa, Lda. na Rua Dr. António da Costa Santos Nº37 - Leiria), talvez a mais antiga de Leiria, que está em vias de extinção, quando lhe levei o livro abaixo, para me fazer o favor de encadernar, se possível até ao dia 12 de Março de 2015. O autor deste livro, Dr. Samuel Maia, é da nossa (do meu pai e também a minha) terra - Casal - Ribafeita - Viseu e a sua publicação é do ano de 1916. O meu pai vai fazer 91 anos e o livro tem 99. É de certo uma lembrança que o meu pai vai apreciar...
Peças (´camarões`) usadas para as gravuras nas lombadas dos livros depois de encadernados.
Carateres tipográficos em zinco.
Guilhotina manual. Uma ferramenta muito útil para os trabalhos que requeriam muito cuidado artístico. Afirmou, perentório, o Snr. Costa.
Os sócios de Florindo & Costa, Lda., talvez os melhores artistas na encadernação de livros, Diários da República/Governo, Processos de advogados e solicitadores e outros trabalhos encomendados pelas Tipografias, que também já estão em fase de extinção. A última, em Leiria, é de Carlos Silva, no Largo Sé/Rua da Vitória, um grande e velho amigo.
Mais pormenores em http://encadernacao-leiria.blogspot.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário