2026/03/25

Retomando operação "radioamador CT1CIR" - Dia Mundial da Água

 


Sou radioamador de indicativo CT1CIR desde 1978. Tenho estado inoperacional por falta de sistema irradiante e por motivos familiares há mis de 10 anos. Nestes últimos 6 meses tenho trocado algumas impressões com amigos, alguns meus colegas radioamadores relacionados com a ARAL- Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria. Depois de muitas hesitações e dúvidas acabei por montar uma antena dipolo quarto de onda (refª produção chinesa 1:64 End Fed Antena) no jardim quintal cá de casa, lado sul, orientada Leste-Oeste. Fiz agora o meu 1º contacto em 7.095 Mhz com EA1GFC que estava a chamar para Diploma "Dia Mundial da Água". Já tinha feito algumas tentativas nos 20 metros mas sem resultado aparente. Esta banda está muito congestionada e frequentada por radioamadores que não dão muita importância a estações que cheguem com sinais que não consigam destacar-se no meio de tubarões italianos e americanos com potência na ordem dos 2 ou 3 mil Watts de potência de saída. O meu equipamento transceptor é um Yaesu FT990 - 100 Watts.

Esta antena com que operei é uma (Faz dos 1Mhz até aos 30 Mhz: Afinação com o comprimento do cabo de cobre 2mm. Usei 20.8 metros que dará para operar nos 10, 15, 20 e 40 metros)...  



Fiquei muito satisfeito por ter sido ouvido com 59 em Espanha ... O colega radioamador é o que está na foto acima. Tem uma página na Web https://www.qrz.com/db/EA1GFC

Fica aqui este registo. Mais um marco para a minha ligação ao radioamadorismo.


4 comentários:

Miguel Delgadinho disse...

Boa noite vizinho.
Fico muito contente por saber que conseguiu voltar ao éter ao fim de tantos anos!
Espero conseguir ouvi-lo um dia num dos meus receptores. Falar por aí é que não, por agora.
Se precisar de alguma coisa ou algum material, não hesite em enviar mensagem. Pelo Facebook, por exemplo.

Uma boa continuação e boas conversas no ar.

PS.: Se fizer emissões nos 30 MHz, começa entretanto a altura propícia para as Es. Também irei estar atento a isso :)

a d´almeida nunes disse...

Viva Miguel Delgadinho. Gostava de o conhecer. Talvez que até possamos trocar umas dicas. Estou a retomar devagarinho. Nem sei mesmo se voltarei a montar uma antena direccional para os 20 metros. É a banda em que terei interesse em conseguir bons sinais de emissão e de recepção. As outras bandas de amador em HF vou confiar na santa propagação e nos meus 100 watts do meu Yaesu FT 990. E numa antena End Fed 1:64 balum para as 4 bandas de SSB. Diga alguma coisa para que o consiga identificar. Abço

Miguel Delgadinho disse...

Boa tarde caro Almeida Nunes. Vou estar em Leiria a partir do próximo fim-de-semana. Se vir, mesmo ao pé de sua casa, uma casa amarela com um array de antenas UHF na varanda é onde "opero". Se vir alguém a passear a pé com uma televisão portátil, sou eu. A ver se combinamos alguma coisa.
Grande abraço e boas comunicações!

a d´almeida nunes disse...

Encantado pela sua resposta, Miguel Delgadinho. Vou estar atento. Julgo já ter entendido a que sítio se refere de onde opera TV. Obrigado pela sua disponibilidade para poderrmos trocar umas impressões. Vamos a isso. Grande abraço e até breve.