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(clic para melhor ver os pormenores)
NB.: O Brasão pode-se ver mais em pormenor no post acima
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Breve explicação das Armas do Município
(in “Heráldica Leiriense”, de Alda Sales Machado Gonçalves, edição da Câmara Municipal de Leiria, página 170)
Mestre Lagoa Henriques
Um dos pontos de referência de Leiria cidade, é, sem dúvida, o conjunto escultórico “União do Lis e do Lena”, a encabeçar a conhecida fonte luminosa, mesmo ali ao pé do Jardim Luís de Camões.
Agora que soube da morte recente (passado dia 21 do corrente mês) do Mestre Lagoa Henriques (autor daquela obra), mais uma vez confirmei o alheamento a que muitos de nós votamos, de forma desleixada e ignorante, alguns artistas, pintores e escultores, particularmente.
Se atentarmos nos vários monumentos espalhados pelas cidades, ficamos, quase invariavelmente, na dúvida do significado de tais memoriais. No entanto, essas estátuas e outras esculturas espalhadas pelas cidades, têm todas o seu simbolismo e o seu conhecimento devia ser recordado amiúde ao público em geral. Penso, inclusivé, que seria de todo o interesse pedagógico, desde a mais tenra idade, incrementar um verdadeiro espírito cívico, fundamental para a melhor harmonização da vida, ensinando nas Escolas, a vida e obra das pessoas que, no presente e no passado, deram o seu reconhecido contributo para o desenvolvimento cultural, artístico e sócio/económico da zona onde cada um de nós vive ou visita nos seus momentos de lazer ou trabalho. Sem uma recheada memória colectiva não há forma de ligar as pessoas, reforçando laços de amizade, absolutamente indispensáveis à boa harmonia da vida em sociedade.
E como nós constatamos, no dia a dia, que o Homem é um ser social! Por isso, dizemos: “A União faz a Força” ou “O Povo Unido jamais será Vencido”.
Cultivemos, pois, todas as formas que proporcionem o são convívio entre os homens.
Em jeito de homenagem póstuma ao Mestre Lagoa Henriques, aqui vos deixo uma minha sequência fotográfica, de hoje, poucos dias depois da sua morte.
Dir-me-ão. Mas já estamos fartos de ver estas fotografias ou outras parecidas. Pois estamos. O contrário é que seria de espantar. Principalmente, no ângulo que enquadra o Castelo de Leiria em segundo plano.
E sabiam, quando estão a observar essas fotografias, que o conjunto escultórico era da autoria do homem que acabou de morrer, agora, aos seus 85 anos de idade?
MSN, hoje:
Vitor diz:
Os 62 terão que ser uma grande fase na vida de um homem. Porque o objectivo é garantir um percurso em crescendo. Porque é absolutamente imperioso não perder a capacidade e a ousadia de sonhar.
Vitor diz:
Então, de imediato, o desejo de um grande aniversário. Com a família, que sabemos ser o que temos de mais precioso. Um abraço muito fraterno do teu irmão Vítor.
Respondi:
Obrigado, irmão. Abaixo a m. da crise!… e dos que a motivaram com a sua ganância desmedida!…
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Já agora, tomem lá mais esta dose:
Destaco três títulos:
1- Empresários da região investem milhões em tempos de crise;
2- Crise, por Carlos André;
3- Tenho medo, por Sílvia de Oliveira;
Um desses semanários até o assinava, isto é, pagava 30 e tal euros e recebia-o, normalmente à segunda-feira quando a sua distribuição é (e se justifica que o seja) à sexta-feira de cada semana. Há já uns tempos que não o assino, que é o mesmo que dizer que estou em maré de poupar em tudo o que me for possível. É um facto que as receitas financeiras familiares estão em decadência mas as despesas essas não há maneira de acompanharem a “deflacção” que é uma consequência lógica da lei básica da economia: os preços andavam numa subida louca que não dava para perceber. Num ápice, após notícias de alarme da finança e do Imobiliário nos Estados Unidos, as pessoas desataram a fazer contas à vida. E concluíram que o seu balanço estava negativíssimo. Que andavam a assumir compromissos em casas e carros e viagens e férias sem se prepararem com estudos de risco e económico/financeiros. Que isso era só para as empresas. Para as grandes empresas, principalmente. Resultado. As pessoas começam a pensar na vida que levam. Logo a seguir começam a divulgar-se vigarices na alta finança. E não só. Vigarices que atingem números impensáveis. E começamos a admitir que andávamos iludidos. Que nos andavam a aldrabar. E perdemos a confiança nos bancos. E nas instituições. E no sistema político em que assenta a organização administrativa, económica e social das Nações. E começamos a gastar menos. Muito menos. E a economia de consumo começa a ressentir-se. Sem vendas as empresas entram em crise, a reduzir a sua capacidade de produção. E começam pelo elo mais fraco. Os trabalhadores. Despedimentos e mais despedimentos. Se o consumo já estava em decadência mais essa tendência se reforçou. E entrámos num ciclo infernal. Sem dinheiro não há consumo. Sem consumo não há vendas. Sem vendas não há produção. Sem produção não se justificam as empresas. Sem empresas não há trabalho. E o dinheiro? Onde está o dinheiro que devia andar em circulação? Muito desse “dinheiro” nem sequer existia. Era constituído por bits a circularem nas bases de dados, estas que até já comunicam umas com as outras automaticamente. Às vezes até já autonomamente. Que fazer? Só ouvimos o eco da nossa interrogação. Ninguém parece ter soluções para esta crise. E vem o medo. O medo do que vai ser a nossa vida e a dos nossos filhos e a dos nossos netos, no futuro. Futuro, cada vez mais próximo e negro. E ficamos pessimistas… Começamos a colocar em causa todas as teorias económicas e sociais em que assentava a vida do Homem na Terra. E esta sensação amarga alastra-se como uma pandemia. Como foi possível chegar a uma situação como esta?
Temos que ir à luta. Temos que estar cada vez mais atentos e de nos darmos conta do que se passa na realidade. No entanto, não nos esqueçamos que o sonho comanda a Vida!...
George Vivian (1798-1873), desenhador e pintor em Londres, viajou através de Espanha e Portugal fazendo esboços de muitas construções típicas e cidades. No seu regresso, Vivian completou os mais famosos desenhos e publicou uma colecção de litografias sob o título “Scenery of Portugal & Spain”. O trabalho é constituído por 33 desenhos magníficos gravados em pedra por L. Haghe. Vivian seleccionou os mais interessantes e pitorescos cenários para as litografias, conseguindo uma viva imagem pictórica de países, tal como se apresentavam no princípio do séc. XIX.
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