A Sildina, a Lurdes, a Isabelita (a caçula dos irmãos), o Vitor e eu ... o nosso pai Daniel e a mãe Encarnação.
Quem sobe a EN que liga a Viseu ... o Rio Vouga
Já no regresso...
Indescritível a sensação destas linhas curvas a definir o horizonte serrano das terras desta zona de S. Pedro do Sul e Vale da Paiva. A Serra de S. Macário, talvez também a Arada ou Montemuro...
Este coreto foi desmontado do jardim Luís de Camões em Leiria, em meados do séc. passado, e reinstalado em Santa Catarina da Serra. É uma verdadeira relíquia e está cuidado a primor.
É um regalo para os olhos. Em ferro forjado com as indicações "Casa Reis" e Massarelos - Porto. Provavelmente o ferro foi forjado na
Pode-se observar este coreto, quando instalado em Leiria, em fotografias antigas.
Está muito bem onde está, mas pode perguntar-se porque razão é que as pessoas de Leiria não protegeram o seu património arquitetónico de lugares públicos, como foram os casos do Teatro D. Maria Pia e deste coreto?
Na sequência do nosso post sobre o festival “O Chícharo da Serra” que decorre no próximo fim-de-semana e sobre o coreto, a ForSerra – Associação Desenvolvimento e Gestão Património de Santa Catarina da Serra, acedeu simpaticamente ao nosso pedido e enviou-nos uma imagem do mesmo, que reproduzimos.
A ForSerra explicou também o seguinte: “Estava situado no actual Jardim “Luís de Camões”, em Leiria. Em 1947, após a queda de uma árvore sobre a estrutura, foi comprado à Câmara, em hasta pública, e trazido para Santa Catarina da Serra. Restaurado em 2008, foi construído na Fundição de Massarelos, Porto, no ano de 1889. Com 119 anos, é o coreto mais antigo da Região de Leiria.”
Ou seja, apesar de Leiria se querer desfazer dele, mesmo assim não foi totalmente a custo zero… mea culpa pela gralha – mas mesmo assim deve ter ficado a preço de saldo!
Olhar sobre a Sé de Leiria, com saudade do antigamente de ontem de hoje e do que há-de vir este meu olhar retido instantâneo vivo e vazio ao mesmo tempo documento etéreo símbolo volátil do próprio pasmar do tempo ... - Tenho andado pelo Facebook mas é aqui que me sinto mais resguardado. Quero eu dizer, continuo a preferir este meu blogue para aqui anotar as minhas ocorrências. Esta aconteceu há uns quinze dias atrás...
Um aspeto da sala da Biblioteca Municipal de Alcanena com o Grupo de Poesia e Cultura reunido... ia-se falar de Pompeu Miguel Martins.
O Diretor da Biblioteca Municipal de Alcanena, Óscar Martins, ladeado por Lúcia Perdigão e Vicente Batalha.
Em 1º plano, Perpétua Frazão, que vai expor pintura sua, inauguração no dia 9 de Março de 2014, 16 horas, na Galeria Maria Lucília Moita (Casa da Cultura - Alcanena).
Vicente Batalha, coordenador das comemorações do Centenário do Concelho de Alcanena (fundado em 8 de Maio de 1904).
Morreu, hoje, aos 66 anos, Paco de Lucia, "El dueño del flamenco"... Um dos maiores intérpretes da guitarra flamenca, de todos os tempos. A mãe era portuguesa, de Castro Verde, chamava-se Lúcia. Mais uma referência da geração de 60 que parte para sempre... Rumo sem coordenadas!!! ...
“Olá, companheiros! Digo companheiros porque sou comunista. Mas, que é o comunismo? Perguntam-se alguns. Pois o comunismo é o máximo ideal humano. E em quê consiste esse máximo ideal? Perguntam-se outros. Muito simples. Consiste em ver-nos todos únicos e companheiros. Todos, todos os seres humanos. Por isso somos uma mesma espécie e compartilhamos problemas comuns. Portanto, há que descartar os comunismos que não nos veem a todos como companheiros: O comunismo religioso, que nos divide em bons e maus, ou o comunismo político, que já demonstrou, depois de alcançar o poder, que nos divide em amigos e inimigos. Eu sou comunista poético e vejo-vos a todos únicos e companheiros.”
Conheci há uns meses atrás, o Salvador Garcia Lax, de Murcia, Espanha.
Tenho tido o privilégio de conviver com ele em tertúlias literárias/poéticas, nomeadamente nos "Serões Literários das Cortes", "Clube Recreativo de Soutocico", "Grupo de Poesia e Cultura da Biblioteca Municipal de Alcanena".
Está presente no Facebook e na blogosfera.
É filósofo de formação académica e professor.
É um apaixonado da obra poética e filosófica de Jesús Lizano.
Estou a ler com todo o entusiasmo a antologia de Jesús Lizano. Obrigado por me teres dado a oportunidade de dar o meu modesto contributo para que a sua edição em português fosse avante!
Pode-se ler uma reportagem aprimorada sobre o tema atual do novo PROGRAMA E METAS CURRICULARES DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO SECUNDÁRIO, lendo o trabalho de Graça Menitra nas pp 4-6 do "Jornal de Leiria" de 6 de Fevereiro de 2014.
O meu amigo de longa data, Mário Marques da Cruz, é um dos mentores mais dinâmicos da Tertúlia Literária do Clube Recreativo de Soutocico - Leiria.
De modo que os desafios que vai lançando aos seus companheiros são constantes.
Estamos na fase de ensaiar uma representação teatral de Cyrano de Bergerac. Começámos a delinear a metodologia a seguir para ensaiar a nossa representação. Claro, o Mário é o encenador. No vídeo (uma montagem, que é o resumo de 8 minutos de gravação) digo que ele é o "ensaiador", mas não, ele é a alma e mais que a alma da equipa que se propõe levar à cena um sketch deste drama...
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link para o Programa e Metas Curriculares de Português para o Ensino Secundário: https://www.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fdrive.google.com%2Ffile%2Fd%2F0BxQSPO7qWKkbbmIzZFA3OE5WSlU%2Fedit%3Fusp%3Dsharing&h=jAQE5RCnV
Em mais uma sessão de poesia na Biblioteca Municipal de Alcanena no próximo passado dia 25 de Janeiro de 2014.
Abordou-se Agostinho da Silva na sua faceta poética.
Por feliz acaso, o Salvador é professor associado (é este o termo?) em Portugal, com funções subsidiadas pela União Europeia e está em Portugal - Fátima a dar lições em Espanhol, em associação com o Colégio de S. Miguel.
Trocámos livros com dedicatórias, por intermédio da Inês (minha filha) e lá fomos até Soutocico (ante-ontem) e a Alcanena. As pessoas participantes nestas duas tertúlias ficaram encantadas com a sua maneira peculiar de abordar a poesia, filosofia, etc. Uma ótima oportunidade de intercâmbio de ideias pluridisciplinares e experiência de vida literária e artística.
Estou a aguardar que o Salvador (30 anos) me disponibilize mais material para aqui deixar à vossa apreciação/consideração.
Para o mês que vem haverá mais.
A próxima poderá ser no Sarau Literário das Cortes...
"Conversando Com" ... organização da Associação Cultural "SemprAudaz" em Leiria, ao Centro Cívico. Sessão de 21 de Janeiro de 2014 com Orlando Cardoso ... (edição original no FB desta data )
21 de Janeiro da 2014: Na SEMPRAUDAZ - Associação Cultural
realizou-se a sessão Vamos conversar com... Dr. Orlando C Cardoso. Tema: Almada
e Eça - Romance a dois? Em debate a leitura comparada de "A Capital"
de Eça de Queirós e "Nome de Guerra" de Almada Negreiros.
Sinopse
Sinopse: A Capital é o segundo volume de uma colecção que
inclui as obras de Eça de Queirós, numa nova edição que oferece ao público
textos fixados por um estudo comparativo das várias edições existentes. O
leitor, terá assim acesso, em edições correntes, ao texto fixado pela edição
crítica das obras de Eça de Queirós, levada a cabo pela Imprensa Nacional-Casa
da Moeda. O Professor Carlos Reis é o responsável pela coordenação geral, assim
como pelas introduções, prefácios e notas ao texto.
Obra que Eça deixou inacabada – em parte por recear que fosse
demasiado escandalosa para a sensibilidade dos seus contemporâneos - A Capital
só viria a ser publicada postumamente, numa edição com cortes e acrescentos de
autoria de José Maria d’Eça de Queirós, o filho do escritor. Daí o interesse de
que se reveste a presente edição, cujo texto é substancialmente diferente do
que até agora circulava. Nele descobrimos o deslumbramento, mas também a
mordacidade queirosiana com que Eça retratou a «sua» cidade, através da sofisticada
frivolidade dos meios sociais e das personagens que ainda hoje povoam o nosso
imaginário quando evocamos a Lisboa de Novecentos.
(in site da Wooks) -
Nome de guerra, romance de aprendizagem (Bildungsroman) de Almada Negreiros, foi escrito em 1925 e publicado em 1938. Para Eduardo Prado Coelho, inaugura “na nossa literatura um modelo de ficção-reflexão” (1970: 35) que só na segunda parte do século terá continuidade.
Em termos de construção narrativa, o romance representa a luta entre a personalidade do indivíduo e as normas da sociedade por adquirir uma certa autonomia. Antunes, o neófito, rebela-se contra os padrões sociais: "amava a verdade acima de tudo", "quem pensa sozinho não quer senão a verdade, as justificações são por causa dos outros".
O problema começa com a tentativa dos pais, da sociedade e dos modelos culturais e psicológicos de exercer a sua influência sobre o destino do protagonista: "É sempre assim, temos sempre que perder o nosso tempo em desfazer o bem que os outros fizeram por nós".
Estamos no lado de cá do vale do rio Lis, Leiria, Portugal, Centro-Oeste...
Ontem... mesmo em frente do meu nariz ...
Ontem, já a noite caía...
Hoje, o dia nasceu assim ... Aleluia, um dia lindo de Sol!
Sol de pouca dura...
Tenho que ir trabalhar, partcicipar numa sessão sobre o Orçamento do Estado para 2014 promovida pela OTOC - Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (parece que vai passar a chamar-se Ordem dos Contabilistas; seria muito mais apropriado, digo eu. Quais Técnicos Oficiais de Contas qual carapuça!?...).
Queria aqui deixar um poema de Eugénio de Andrade.