2007/05/15

ZéPenicheiro em Leiria

O Edifício Banco de Portugal – Leiria, que já vos mostrei neste sítio, várias vezes, é um local privilegiado para a organização de exposições, as mais variadas.
Visitei hoje uma exposição designada “LEIRIAJARDIM DE MEMÓRIAS” constituída por pinturas de Zé Penicheiro.
Já tinha ouvido falar de Zé Penicheiro, mas nunca tive oportunidade de ver ao vivo a sua pintura. Vi, revi e gostei.
Permito-me fazer minhas as seguintes palavras de
Fernando Fausto Almeida:
A pintura de Zé Penicheiro afirma-se como um fascinante exercício de rigor, equilíbrio, contenção e expressividade. Nunca o geometrismo das suas composições está inquinado por uma visão esquematizadora ou redutora, friamente académica ou superficialmente decorativista. Muito pelo contrário: aí culmina uma busca exigente e constante de captação do essencial, aí se exprime um olhar agudo, depurado e depurador. Ao serviço desta opção estética, refinando-a e acentuando-a, uma paleta de grande sobriedade, de onde o artista extrai matizes e efeitos surpreendentes.”
O próprio artista diz, no folheto promocional editado pela Câmara Municipal de Leiria, a propósito desta exposição:
Esta exposição procura expressar sinteticamente, o historial da cidade e a beleza singular da paisagem humana duma região, tão rica de costumes e tradições.
As gentes da terra e do mar têm aqui lugar.
Também a minha presença de agora em Leiria, assinala, neste ano de 2007, o ciclo comemorativo dos meus 50 anos de pintura
.”
O quadro nº 1 desta exposição é um “tríptico sobre Leiria”, uma composição que nos mostra aspectos característicos de Leiria, insinuando-se em três visões. Como “Leiriense”, que o sou por adopção, achei-o muito íntimo e extremamente expressivo.
A seguir apresenta-se uma digitalização da capa do folheto da exposição, através da qual tento transmitir as sensações e sentimentos por mim recolhidos nesta minha visita de contemplação e estudo.
Tenho que o dizer: lamento profundamente o reduzido interesse que a população de Leiria tem vindo a demonstrar em relação às várias exposições apresentadas neste belo edifício do princípio do séc. XX, integrando o Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Leiria. Apesar dos, talvez, exagerados apelos através de grandes faixas colocadas na fachada do próprio edifício, o que, em contrapartida, não deixa apreciar, na sua plenitude, o perfil verdadeiramente representativo duma das principais obras da arquitectura de Ernesto Korrodi.
-
* Aqui podem-se observar alguns quadros representativos do estilo do pintor.
* Esta exposição estará patente ao público até ao dia 8 de Junho próximo.

Posted by Picasa

1 comentário:

tibeu disse...

Adorei ler este post- Obrigada