2007/05/29

Grevileea robusta

Agora, que me estou a começar a sentir mais familiarizado com alguns aspectos básicos da Botânica e, porque me sintonizo muito facilmente com a Natureza em todos os seus aspectos, vou passar a abordar a questão das árvores de Leiria com mais regularidade.
- Grevillea robusta Grevílea-robusta (Grevillea robusta) é a maior planta do género Grevillea. É nativa da costa leste da Austrália. É uma árvore de crescimento rápido, de folha perene, que atinge 18-35 m de altura e tem folhas verdes delicadamente denteadas e bipinuladas, semelhantes à folhagem dos fetos. As folhas têm geralmente 15-30 cm de comprimento com o lado inferior branco acinzentado ou cor de ferrugem. As suas flores são cor laranja-ouro com floração tipo Callistemon, com 8-15 cm de comprimento na primavera, num caule de 2-3 cm. As sementes, maduras no final do inverno ou começo da primavera, frutificam em folículos marrom escuro, com cerca de 2 cm de comprimento, com uma ou duas sementes chatas, com asas. (in Wikimedia) -
Há pouco mais de um ano, nem me tinha ainda apercebido desta árvore. E estranhei por todo o separador central da Avenida Sá Carneiro, em Leiria, numa extensão de cerca de 1km, ter sido arborizado com estas árvores (ainda não a conhecia, julgava eu) intercaladas com ameixoeiras de jardim. Acontece que circulo nessa via diariamente e deu-me a curiosidade de indagar de que árvore se tratava, até porque a plantação foi feita em idade muito jovem.
Passei a observar com mais atenção as árvores de Leiria. Foi então que descobri o blogue dias-com-arvores. E o “Atlas das Árvores de Leiria”, uma peça muito bem concebida e melhor levada à prática. Está, no entanto, a necessitar de actualização. Entusiasmei-me pelo conhecimento rigoroso (o mais possível através de observações pessoais) das árvores de Leiria, o que coincidiu com uma grande remodelação da arborização de várias áreas urbanas e jardins desta cidade, que se tem verificado nos últimos tempos. Afinal, a Grevillea robusta já existe em Leiria há muitos anos, nem eu sei quantos serão, muitas décadas com toda a certeza. Senão veja-se o porte desta árvore localizada precisamente na alameda da margem esquerda do Rio Lis, mesmo por detrás do Edifício do Turismo (foto acima, da direita, na vertical, datada de ontem).

Repare-se, também, na beleza das flores da Grevillea Robusta, em plena floração nesta altura do ano. Esta árvore já vos foi apresentada, mas tinha o hábito de Inverno.

O nome do género, com mais de 250 espécies de que a mais frequente entre nós é a Grevillea robusta (muito usada na arborização das zonas de serviço em auto-estradas), homenageia Charles Francis Greville (1749-1809), um dos fundadores da Horticultural Society of London, hoje Royal Horticultural Society. (in http://dias-com-arvores.blogspot.com/search?q=grevillea )
Posted by Picasa

3 comentários:

Al Cardoso disse...

Um tema interessante! Infelizmente de arvores sei muito pouco, por isso entre tantas outras coisas, adoro vir aqui pois estou sempre a aprender.

Um abraco amigo do d'Algodres.

a d´almeida nunes disse...

Caro Al
Apaixonei-me perdidamente por árvores.
E em Leiria, têm-se plantado bastantes, temos que convir.
Infelizmente, parece-me que se tem andado a aproveitar pequenos espaços para árvores de grande porte, se as deixarem crescer, como é o caso da maior parte destas árvores.
Não há comparação possível com os belos Parques Ingleses que tenho visto em fotografias e em filmes, que ir a Inglaterra ainda não consegui nem sei se o conseguirei fazer em vida.

LadyLuz disse...

So lovely to see these trees in all their glory. It's something to look forward to with the two we planted this year.

Any chance of putting a translator on your blog....I'd love to understand more of what you write.