2007/02/01

Comunicar...com quem quer que seja onde quer que esteja!...


Hoje, a passar as zero horas, em Leiria, arredores, na direcção Este, celestial.
Efeitos inesperados do reflexo da luz da lua na objectiva da câmara.
Sou radioamador, daí se verem as antenas de radiocomunicão em cima do telhado. Há uma semana, pouco mais, trepei à torre que se vê, uma pequenina manutenção, coisa que já não fazia há mais de 10 anos, seguramente.
O sortilégio de olhar e imaginar que nós, radioamadores, já utilizamos a lua como retransmissor natural de sinais de rádio há 15 anos ou mais.
Simplesmente por reflexão, em condições muito especiais, de sinais radioeléctricos em VHF (very high fequency).
Mas também noutras frequências.


O prazer de comunicar de viva-voz, via rádio, à antiga, sem Internets nem outras tecnologias mais modernas!...


CQ, CQ, CQ de CT1CIR, calling anyone, anywhere and listening! Over!

4 comentários:

zé lérias (?) disse...

Infelizmente não tenho acesso à imagem, resta-me imaginar...

Ser radioamador (nos tempos livres) há uns anos atrás, era uma actividade muitíssimo interessante, porque para além de se arranjarem amigos à distância (nem se sonhava com esta coisa das internetes)tinha também um papel social importante, sobretudo em situações que requeriam muita urgência.

Acho também muito curioso que o António não tenha desistido desse bichinho, apesar de ter agora meios mais sofisticados e alargados para comunicar.

Os bons e maus "vícios" não se perdem com facilidade...

No caso, como o "vício" é dos bons, só me resta admirá-lo.

Um abraço, e se não nos escrevermos antes, aí vai um desejo: Passe um bom fim de semana em companhia dos seus.

a d´almeida nunes disse...

Já cá está a imagem. Não percebo o que é que se passa com o upload de fotografias através do Picasa.
Será que as estou a tentar enviar no "Blog this" em tamanho grande demais?
A verdade é que agora enviei-a para o Post com o tamanho exactamente ao que me é proporcionado pela minha máquina fotográfica em qualidade de resolução máxima, cerca de 10 Megapixels!
Os nossos amigos da Blogger devem andar em testes...mas já me têm deixado nestas condições algumas vezes. Acabei por fazer o upload directo sem usar o Piacasa!
Muito obrigado pelas suas palavras, Zé Lérias. Digo-lhe uma coisa: continua a ser extremamente emocionante transmitir via rádio, especialmente em onda curta, chamando geral, lançando a nossa voz ao éter, à espera de ouvir uma resposta de alguém, algures, que, por mero acaso, nos escutou naquela precisa frequência!
Bom fim-de-semana, tudo a correr bem OM (hihi).
Um abraço.
António
PS.: estou também a pensar precisamente na nossa colega bloguista ALDA (ver link, que ainda não topei como se inclui no comentário, na barra lateral de navegação do blog). Também é radioamadora e, sendo luso-italiana, tem um indicativo italiano.

Anónimo disse...

Como me agradou este seu post! Leio-os todos com interesse e agrado, mas este, por razões óbvias!...
A Internet nada tem que ver com a actividade de radioamador, não acha? Ambas estão no campo das comunicações, mas muito diferentes: as emoções que o radioamadorismo nos concede são insuperáveis. Que o diga CT1CIR. E que o diga eu, que sou ainda mais velha nestas andanças.
Pedi, há algumas semanas, o indicativo português CT1YG (que foi o meu velho indicativo). Oxalá o possa recuperar.
Um grande abraço
Alda
PS: tive de recorrer à identidade "Anónimo", pois o comentário, com os dados normais, foi rejeitado

maria disse...

O prazer de comunicar...
Sem dúvida!
:)