2007/04/25

Carvalho com mais de 1.000 anos?

Fotografia de Guilherme Nunes de Moura (8 anos)

Fotografado no dia 25 de Abril de 2007. Talvez um Quercus canariensis ou Es P. Q. faginea Lam. (Carvalho-português) também típica da Península Ibérica, pode atingir 30 m. Tem folhas marcescentes, sinuado-dentadas, tormentosas na página inferior. (clic em cima das fotos para uma melhor observação).

Devo alertar os leitores, mais uma vez, de que sou um leigo nesta matéria, a fazer um grande esforço para proporcionar informação fidedigna, sempre na expectativa duma possível ressalva, como resultado de alguma chamada de atenção num comentário ou e-mail, ou por via de estudos mais aprofundados. Aproveito, também este ensejo, para, mais uma vez, realçar a qualidade e variedade de informação sobre botânica, que tem vindo a ser publicada no dias-com-arvores, um sítio que visito com muito prazer, frequentemente.

Para observar este mesmo carvalho, na altura ainda sem folhas, consultar link (aqui), local onde também se pode saber algo mais da história deste "monumento".

Posted by Picasa

13 comentários:

Alda M. Maia disse...

Que este "Quercus" seja de bom auspício para este avô fotografado pelo neto!
Um abraço a toda a Família.

bettips disse...

Temo-nos cruzado pelos mesmos sítios! E agradeço todas as belezas que nos vais mostrando, dessa cidade...tão castigada pela revolução do betão. Abç

Cláudio disse...

Eu conheço um castanheiro, no Soito, que teria visto passar por lá Afonso Henriques, se ele por lá tivesse passado...

Anónimo disse...

Mais uma aula e mais uma quercus (lembra um movimento em defesa do ambiente)gigantesca, mais conhecido por carvalho português como aqui se diz.Não sou eu que vou dizer que não é assim mas continuo com curiosodade de conhecer estas árvores e o que se diz delas.Quanto à foto não sei se era para mostrar o carvalho ou o avô...Bem o que se pode dizer é que o Guilherme parece um profissional, tal é a qualidade que a foto apresenta.Parabéns. Um abraço a ambos.

Al Cardoso disse...

"Cum carago" isso sim um carvalho de lhe tirar o chapeu.
Junto-me a todos quantos estao na linha de defeza essa imponente arvore.

um abraco de amizade.

Guilherme Roesler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Roesler disse...

ASN,

e saber que esta arvore tem o dobro da idade de minha terra, faz pensar um pouco sobre o que é realmente antigo...

Abraços, Guilherme

A Professorinha disse...

Esta semana anda tudo com as árvores à volta. Eu adoro árvores. Cada vez que vejo uma fico a olhar a ver qual a melhor maneira de lhe tirar uma foto... Passo o dia a olhar para cima heheheheeh

Tozé Franco disse...

Grande Carvalho.
Bela foto.
Quem sai aos seus não é "de Genebra", como diz o outro.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Lembro-me perfeitamente da vez anterior em este carvalho foi notícia neste mesmo blogue, o que revela ser o caro amigo o fidelíssimo amante da Natureza e seu elevado protector, sempre atento. O carvalho está majestoso, frondoso, impressionante. Ficámos-lhe a dever pelo facto que nos ter mostrado esta maravilha. Boa semana e um abraço.

ManuelaDLRamos disse...

Viva ASN
Vinha perguntar se nao tenciona propor a classificação desta árvore? É muito fácil inicar o processo, bastando enviar a informacao que possue para a
Direcção-Geral dos Recursos Florestais .
Nós fizemos isso com algumas árvores isoladas e conjuntos arbóreos cá do Porto e o resultado foi muito positivo.
Abraço

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caro ASN,

Uma fotografia de uma das folhas não deixaria grandes margens para dúvidas quanto à identificação da árvore em causa; que, pela sua localização, deverá ser um cerquinho (Quercus faginea).

Já que partilha o amor pelas árvores, convido-o a visitar o meu blogue http://sombra-verde.blogspot.com/

Se quiser ver mais em pormenor como são as folhas de um Quercus canariensis vá a esta página:

http://sombra-verde.blogspot.com/2006/09/carvalhos-no-algarve.html

Abraço e felicidades para o blogue

a d´almeida nunes disse...

Caros amigos
Em particular à atenção de Manuela Ramos e de Pedro Santos
Muito agradeço as dicas e recomendações que me foram endereçadas.
Pela minha parte irei providenciar no sentido de conseguir informações mais precisas e concretas e, se possível, colaborar no sentido da classificação, científica e como património natural, deste carvalho (quergus faginea, também admito essa classificação como a mas correcta; tenho fotos das folhas, que vou publicar um dia destes).
Um abraço e os meus agradecimentos pela partiha.
António Nunes