Esta rua localiza-se na área da antiga Azinhaga da Encosta do Castelo de Leiria, junto ao seu Portão Norte. Nesta zona da cidade quase não circula vivalma. A Rua Christiano Cruz é praticamente invisível aos visitantes e mesmo muito dos locais não sabem sequer da sua existência. E é pena porque se reporta a um personagem aqui nascido e cuja biografia é digna de realce e merecia maior destaque na história de Leiria.
-
De facto,
Christiano Cruz
Senhoras à mesa do café, 1919, pintura a óleo sobre cartão, Centro de Arte Moderna, FCG
Catálogo /Retrospectiva (1892-1951) - Maria Raquel Florentino
---Christiano CRUZ (1892-1951)
Christiano Alfredo Sheppard Cruz nasce em 1892, em Leiria. Morre em 1951, na cidade de Silva Porto, em Angola.
Ficou conhecido como um “romancista do traço”. Colocava as suas faculdades ao serviço da Ideia e criou aquela que ficou designada como “caricatura impessoal”. Esta pretendia afastar-se da ênfase meramente política, usando o humor como filosofia e atacando os costumes de uma identidade social portuguesa, que conhecia como mesquinha, provinciana e castradora. Sentia uma verdadeira obrigação de educar o povo através da arte, sabendo que a resolução da crise não se situava meramente na esfera política mas numa questão de filosofia existencial, de mentalidades. Dentro da caricatura política, tinha admiração apenas por Rafael Bordalo Pinheiro, fazendo os possíveis para se distanciar e criticar todos os seguidores do mestre. “Não façamos crítica, façamos Arte!”, ficou conhecida como uma das grandes máximas, assim como a sua guerra aos “bota-de-elástico”.
Estes pressupostos correspondem à sua primeira fase, que vai de 1909 até cerca de 1913, considerada como a fase de estilização, em que se liberta dos barroquismos iniciais e desenvolve um traço por vezes quase abstracto. Um novo código de humor só podia ser servido por um novo código plástico e pela criação de uma nova forma de percepção que fosse mais rápida. Era nesta lógica que construía as suas personagens ultra-sintéticas, que se aproximam do moderno cartoon. Neste período, é considerado um verdadeiro “mago da ironia”, e defende que a melhor forma de atingir os seus objectivos é não atacar os indivíduos mas as situações, articulando de uma forma coerente título e legenda.
Em 1910, muda-se para Lisboa, onde irá prosseguir estudos em Medicina Veterinária , juntando-se a Stuart de Carvalhais, Jorge Barradas, Pacheko, António Soares e Almada Negreiros, com quem funda a Sociedade dos Humoristas Portugueses.
Na segunda fase, a partir de 1913, o traço evolui para um certo expressionismo, próximo da corrente austríaca do mesmo período, nomeadamente Schiele e Kokoschka. Afasta-se dos humoristas, embora continue a apresentar-se nas exposições dos modernistas.
Na terceira fase, afasta-se da caricatura e envereda pela pintura. Senhoras à Mesa de Café, de 1919, revela a face de um mundanismo que criticava, num jogo de sedução e crueldade. A violência do tratamento do suporte, a definição brutal dos contornos das figuras e o cinismo que transmitem entram em consonância com as cores frias aplicadas no vestuário, que, por sua vez, contrasta com o vermelho dos lábios, concedendo-nos a ilusão da vida nocturna e de todos os seus cenários de engano. As regras da representação tornam-se instáveis nos ângulos agudos e oblíquos, como se verifica na mesa e nos elegantes copos. Retoma aqui o tema mítico do eterno feminino cruel, nas poses refinadas destas mulheres, com frios objectos de ourivesaria, em atitudes de conspiração e intriga. A mão de uma das personagens assemelha-se a uma pistola, tornando-a cúmplice de crimes premeditados, que se festejam com sorrisos maliciosos. Esta pintura é uma das últimas que realizará.
Em 1916 é incorporado no exército e, no ano seguinte, no Corpo Expedicionário Português, para combater na Primeira Guerra Mundial. Neste período, até à altura do Armistício, em 1918, quando regressa a Portugal, realiza uma série de croquis que relatam cenas de guerra(*), tratados com uma espontaneidade instantânea, como se fossem feitos por um repórter de guerra.
Em 1919, inicia-se uma outra fase: parte para Lourenço Marques, Moçambique, começa aí a sua retirada do meio artístico e exerce a sua profissão de médico veterinário. Este abandono definitivo da carreira artística, que ficou de certa forma mitificado, revela uma atitude que não deixará de se revestir de uma consciência moderna, de um desencantado niilismo.
CARLA MENDES
In
http://www.camjap.gulbenkian.pt/l1/ar%7BD2B27546-03B0-4185-A5F8-0B5ACC3E203C%7D/c%7B342aa3de-ff90-4fdc-9aa3-0f1d507b3275%7D/m1/T1.aspx
(*) Ver: Rodrigues, António, 1956-2008- Christiano Cruz - Cenas de Guerra
» Consultar também, Gonçalves, Alda - Toponímia de Leiria - 2005, JFL (pág. 141)
» Consultar também, Gonçalves, Alda - Toponímia de Leiria - 2005, JFL (pág. 141)
4 comentários:
Gostei da história do nome da rua e da vida do do nosso médico veterin+ario.
Deixo um beijinho e o tempo que podemos ter,,,pois muito foge e não é nosso... beijinhos
AS-NUNES
nÃO TE SEI RESPONDER. sÓ TE SEI DIZER QUE O Tento agarrarpois ele escondeu.se alguns anosE foi tempo que eu sinto que perdi...
Beijos
Vim com calma...
Olhei o teu tempo e senti o meu...
O teu blog é lindo...
Vamos partilhar pois é sinal que não temos medo do tempo...
Um beijo
TEMPO
Este é o tempo...
Que foge...
Que escorrega...
Que voa...
Que teima...
Em não estar...
Mas que nós...
Teimosamente...
Agarramos com força...
E não deixamos fugir...
Quando ele escapa...
Voltamos a correr...
E a segurá-lo com força!...
De forma que ele
Venha para ficar...
LILI LARANJO
Obrigado LILI pela visita.
A verdade é que o Tempo voa, diz-se e também se percebe bem!...
E as pessoas ficam esquecidas e esquecidas até que, dum momento para o outro, alguém as lembra.
O nome desta rua foi atribuído pela Câmara municipal de Leiria em 1992, salvo erro. Alguém, nesse tempo, se lembrou deste grande homem.
Entretanto foi votado ao ostracismo, novamente...
António
Olá, António
De admirar seria o contrário - que a Christiano Cruz fosse dado o relevo merecido.
O facto é que neste país, tudo que não renda votos, não vale nem um relancear de olhos.
Acontece com os "nomes" das artes como acontece com os monumentos - desprezo absoluto.
Será que isto muda algum dia???
Obrigada pela tua visita à minha "Casa".
Não dei nome ao loocal (ilha) propositadamente.
Quem entende - como foi o teu caso - tudo bem. Quem não deduzir...tudo bem na mesma.
Todos os textos que irei publicar, tal como os que já publiquei, serão sempre assim - sem indicação de local ou data.
Vê se apareces mais vezes...
Beijinhos
Mariazita
Leiria ... não sei se alguma vez to disse mas foi aí que fiz o exame do então 2º ano do Liceu!
São interessantes essas histórias locais e nunca é demais "refrescar" a memória de certas pessoas .
Boas férias no Nordeste !!
Enviar um comentário