2012/07/05

A Soma das PARTES, em LEIRIA



A 18ª e última conferência do ciclo «A Soma das Partes» realizou-se em Leiria na passada 2ª Feira no Auditório do Estádio Municipal. 
Sempre vai servindo para alguma coisa.

Estive presente neste fórum e gostei. 
Uma iniciativa muito interessante e que só peca pela manifesta falta de participação cívica das pessoas em geral, neste caso, dos Leirienses em particular. É confrangedora a fraca participação de Leirienses para se discutirem assuntos de seu particular interesse, e no enquadramento do todo nacional. 
Tendo em conta que a visibilidade deste evento é muito relevante é, de facto, inaceitável que não surjam mais entidades intervenientes no processo de desenvolvimento desta Região de Leiria. Depois queixamo-nos que nos votam ao esquecimento e se tomam decisões pelo poder central, político e económico, e Leiria seja sistematicamente marginalizada.

Temos de tecer os nossos maiores encómios a esta laboriosa iniciativa e louvar a excelente parceria TSF, OTOC, DN e JN por tão brilhante atividade, que, aliás, percorreu os vários distritos do país durante cerca de dois anos, aflorando temas de interesse de cada região.

O lema destes fóruns foi, aliás, bem elucidativo:
A Soma das Partes.

5 comentários:

Micael Sousa disse...

Muito bom dia. Que pena. Confesso que desconhecia a realização do envento. Por vezes os canais de comunicação é que vão faltando. Seria interessante ter um portal onde se pudesse aceder a tudo.

a d´almeida nunes disse...

Pois é caro Micael. Há muita falta de imaginação para manter um ou mais canais de informação do cidadão em geral, no caso vertente das pessoas de Leiria, não só os que nasceram mas também os que cá vivem e trabalham.

A verdade, porém, como o meu amigo bem sabe, é que as pessoas em geral são demasiado conformistas/comodistas, os outros fazem o que houver a fazer por todos. Depois admiramo-nos que haja quem se aproveite desta situação em benefício próprio!

Esse canal devia ser a Câmara Municipal de Leiria a mantê-lo vivo e atuante, não só através do seu site, mas também através da imprensa local e outdoors localizados em pontos estratégicos (solução menos aconselhada mas, pelos vistos, importante).

Enfim, sem a intervenção ativa dos cidadãos não haverá debate útil na defesa das condições de vida de todos!

Anónimo disse...

A iniciativa foi magnífica e teve, sei-o, bons resultados.

Se me é permitido deixar uma nota ao caro Micael Sousa, só para dizer que a TSF tal como os jornais JN e DN fizeram a devida promoção do evento.
Mas faz sempre falta mais.

lis disse...

Oi Nunes
Não sei se posso chamá-lo assim ... rs
gostei muito ter me 'achado' nesse nosso mundo virtual, estou admirando seu blog e gostando muito.
Vou ficar mais um tempinho aqui linkar pra segui-lo sempre que o tempo permitir.
Leiria- uma cidade nova que passo agora a conhecer através do seu olhar e de suas informações e pensamentos.
boa sexta-feira
Obrigada dos elogios ,que bom ter gostado! volte sempre ok?
sou fotógrafa amadora,tá? é mais um hobby que adquiri .
abraços

a d´almeida nunes disse...

Uma fotógrafa amadora, que se assume como tal, ou seja, fotógrafa a sério.

Sim, que dizermos que somos amadores a fazer coisas de que gostamos muito, muitas vezes significa que as levamos tão a peito ou mais como os que se reclamam profissionais.

Abraço