2021/12/15

RETALHOS da VIDA do SONHADOR-FAZEDOR João Vasconcelos (1975-2019)

 



Ontem, dia 14 Dezembro 2021, foi feita a apresentação do livro acima, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
-
 A sessão foi muito concorrida e muito sentida por toda a assistência. O Dr Armenio Vasconcelos improvisou uma apresentação do livro e natural (e merecido elogio) de seu falecido filho João Vasconcelos, que reteve toda atenção e solidariedade dos presentes. Na mesa usaram da palavra, também: a Dra. Anabela Graça (vereadora e vice-Presidente) da Câmara Municipal de Leiria); Engª Catarina Vieira (filha do Engº Ribeiro Vieira (pode-se ler uma sua cativante e sentida mensagem no livro, a pág. 339); António DAlmeida Nunes (deixo registo do que disse, abaixo); e o escritor e grande amigo Luis Vieira da Mota .
(há fotos que deverão ser publicadas em primeira mão pelos jornais "Região de Leiria" e "Jornal de Leiria"). (há fotos que deverão ser publicadas em primeira mão pelos jornais "Região de Leiria" e "Jornal de Leiria").

Fotos da autoria de Fernando Rodrigues


Aspecto da assistência


Mesa da sessão
(Catarina Vieira, Anabela Graça, Arménio Vasconcelos, António Nunes)

Arménio Vasconcelos



Vereadora da CML - Anabela Graça

Catarina Vieira

António Nunes


Vieira da Mota





Não podia deixar passar esta oportunidade sem antes manifestar toda a minha solidariedade para com a família de João Vasconcelos. Na última semana, eu e minha mulher, Zaida Paiva Nunes, temos dado todo o nosso apoio ao casal devastado pelo enorme desgosto da perda de mais um filho e que, assim, pretendem deixar que a sua memória fique registada em livro, para todo o sempre.

Queridos amigos: 
(Arménio Vasconcelos e Lucília Vasconcelos)
Sempre ao dispor para o que for preciso.

---


PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES:

« Informamos V. Exa. que o livro aludido, com quinhentas páginas, na dimensão 24x17, o qual vai ter o preço de 15€. será, amanhã, recebido da Gráfica; encontrando-se já marcadas as seguintes apresentações:
- 3ª Feira, 14 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Leiria, às 21 horas;
- Sábado, dia 18 de Dezembro, no Museu da Farmácia, no Porto, pelas 15 horas;
- Terça Feira, dia 28 de Dezembro, pelas 18 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria;
- Sábado, dia 8 de Janeiro de 2022, pelas 15 horas, no Centro Figueirolense, em Figueiró dos Vinhos.
Entrementes, serão marcadas apresentações de cuja informação todos virão a saber, em Pombal, Ansião, Coimbra, Santarém, Castro Daire, Portimão e em Lisboa; aqui, no Museu da Farmácia e no Palácio da Independência.
Destas apresentações serão dadas informações conforme sejam determinadas.
Agradecemos, contudo, que nos encomendem os exemplares que desejarem, para o nosso e-mail
armeniosvasconcelos@gmail.com
telemóvel 964024095
O livro é editado pela Academia de Letras e Artes Lusófonas - ACLAL, de que é Presidente o pai de João Vasconcelos, com o blog: www.armenio-vasconcelos.blogspot.com
 » (Leiria, 8dez21)

------

O que eu disse na apresentação:


Arménio Vasconcelos, querido e velho amigo

Lucília Vasconcelos

Demais familiares e amigos aqui presentes

Minhas sras meus srs

 

Antes de mais quero dizer que me sinto muito honrado por participar deste momento tão sentido e do máximo significado para toda a família de João Vasconcelos que tão novo quis a vida que nos deixasse.

Ainda no fulgor da sua juventude, que, com todo o seu empenho e valor incontestado, sempre colocou ao serviço supremo da família e da comunidade em geral

Os meus respeitos a toda a família.

O que de substancial há para dizer, nas presentes circunstâncias, já o autor de tão preciosa e sentida homenagem ao seu para sempre amado filho João, o deixou escrito no livro que agora está a ser dado à estampa.

Tenho o privilégio de ser amigo do Arménio, desde há muitos anos; desde os agitados anos 70, em circunstâncias muito especiais. De então para cá variados têm sido os momentos em que temos partilhado ideias e iniciativas de âmbito cultural e associativo e de relacionamento pessoal como amigos.

Na sequência desta amizade fui acompanhando o percurso de vida de seu filho João Vasconcelos. Mas essa circunstância não justifica só por si tudo de valoroso que se tem de atribuir ao João. E com cuja atribuição eu comungo em absoluto.

Fui sabendo que o João, por intermédio do nosso partido político de eleição, o PS, e, particularmente, por António Costa, conseguiu fazer um caminho a todos os títulos brilhante.

Começando como militante de base no início dos anos 2000, depressa se destacou acabando por desempenhar cargos de muito relevo nos vários governos de Portugal, seja como adjunto do Primeiro Ministro seja como Secretário de Estado. A sua permanência no governo ocorreu num lapso de tempo entre os anos de 2005 e 2017. Sempre com reconhecido brilhantismo e competência.

A negociação, que conseguiu levar a bom termo, foi determinante para manter a Web Summit em Lisboa. Como se tem constatado, esta iniciativa tem sido preponderante para projectar o nome de Portugal e dos seus técnicos na área digital e da engenharia informática, o que se tem revelado um balanço fundamental para o desenvolvimento das tecnologias da Inteligência Artificial, por onde está a passar o boom da tecnologia digital global.

Acaba por ficar para a história da ciência e da economia como o ´senhor startup`. De facto, sendo filho e neto de empresários de sucesso, ficou no seu currículo como dirigente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), mentor da OPEN, na Marinha Grande, a primeira startup criada em Portugal, e mentor de várias outras empresas e instituições startup com as quais se manteve extremamente activo até à hora da sua morte.

O João era um ser criativo por excelência, que sobrepôs essa paixão ao imperativo do perfeito imediato. O passo imprescindível e prioritário era criar, inovar. A perfeição seria a fase que se seguiria, inevitavelmente. Foi nesta singela mas pragmática filosofia de vida que assentou o rotundo êxito da sua missão na Terra.

-

João

Mais altos teriam sido – certamente - os teus rasgos de inteligência e energia ao serviço de Portugal e dos portugueses, se a morte não tivesse decidido interromper o teu caminho, inesperadamente, aos 43 anos.

-

Arménio

Lucília

O vosso para sempre amado filho ficará indelevelmente nos nossos corações.

E já tem o seu lugar incontestado, gravado a letras de ouro, na história da modernidade científica e empresarial.

E na da própria autarquia leiriense, que lhe concedeu, mais que merecidamente, a Medalha de Ouro do Município.

-

Deixo-vos beijos solidários e de muita amizade.

 

Disse.       (Leiria, 14 de Dezembro de 2021 – BMALV)

-



   



Sem comentários: