2008/01/20

Objectiva nas janelas

(clicar para observar ao pormenor)

Hoje, de manhã, soalheira. Esta encosta, já aqui mostrada várias vezes, em diversas épocas do ano, é constituída por terras de cultivo e de pastoreio. No local onde se encontra um homem a cavar, existia não há muitos anos, um pomar. Foi derrubado, talvez porque o resultado da sua exploração acabava por ser negativo.
Esta é uma das vistas de encantamento que ainda consigo observar das janelas de minha casa. Zona intermédia entre o urbano e o rústico. Da janela nascente avista-se a Sra. do monte, as Cortes e o maravilhoso vale do Lis, desde a nascente e durante uns 3 km.
Estamos na freguesia da Barreira - Leiria
.

Por volta das 13 horas toda a área de terra lavrada tinha sido cavada à enxada.

Vista panorâmica duma das janelas viradas a Nascente. Travessa dos Lourais, vendo-se um jacarandá com as folhas já amarelecidas, uma grevillea robusta, oliveira e parte da copa duma nogueira. Ao fundo antevê-se o arvoredo que bordeja o rio Lis. Amieiros, salgueiros e choupos são as árvores dominantes. Do lado de lá do rio, um pomar de macieiras e encosta acima o casario a tomar posições, as mais estratégicas, na sanha do homem a roubar a terra às plantas, as autóctones, azinheiras, sobreiros, pinheiro bravo e pinheiro manso. No cimo, a povoação de "Famalicão das Cortes". (Clic para ver estas duas últimas fotos devidamente ampliadas como só a Google o consegue fazer).

Vou acompanhar mais de perto a evolução destas paisagens durante o próximo ano. Assim Deus me dê vida, saúde e a necessária disposição anímica.

Posted by Picasa

5 comentários:

Maria Cristina Amorim disse...

Mas que bela vista da sua janela. Por enquanto tambem ainda tenho uma identica, mas até quendo?
Beijos.

ManuelNeves disse...

Viva!

E ainda dizem que em Lisboa é que se vive bem?!...
Que valor tem uma paisagem como a que avista da sua janela?
Não tem valor!Ou melhor, o valor não é possível de quantificar. A simbiose entre o Homem e a Natureza. Ou o Homem no seu meio?...

Um Abraço

Neoarqueo disse...

A paisagem bucólica...

greentea disse...

por vezes a disposição animica é o que mais falta ...que a esperança de vida aumentou e não morreremos tão cedo , mas há dias em que tudo sai do avesse !!

um abraço

Kalinka disse...

CARO AMIGO

Também sou uma privilegiada com as vistas que alcanço da janela da minha casa...
são mesmo consideradas vistas de encantamento!!!
Também é uma zona intermédia entre o urbano e o rústico.
Que bom!!!
Por isso, são 40km certinhos de casa ao trabalho, em Lisboa.

Vou continuar a espreitar as suas novidades, andava em falta.