2008/01/30

Beleza e história de Leiria

A estátua de D. Afonso III, na Praça da República. A grandiosa zona verde que se observa a seguir reporta-se à Quinta do Chalé da Portela, um símbolo da antiga família Charters d´Azevedo, iniciada nesta cidade de Leiria, no séc. XIX. A história relacionada com os terrenos, a sua área e a sua propriedade têm sido, ao longo dos anos, alvo de muitos e graves desentendimentos entre os proprietários e a Câmara Municipal. Amanhã vai ser lançado o livro "Villa Portela" no Arquivo Distrital de Leiria. A este livro já tive ocasião de fazer referência neste blogue.
Estas duas fotografias tirei-as ontem, ao sair das instalações da Câmara Municipal de Leiria, cuja frontaria está virada a Nascente. Imagine-se a hora deste registo. De manhã? À tarde?
Leiria é uma cidade bonita. Pena que ainda tenha muitos pontos negros a salpicar a beleza e a história da urbe.
Posted by Picasa

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu diria que seriam tralvez umas 4 horas da tarde, não?

Abraço!

zé lérias (?) disse...

Ainda bem que os marinhotos têm Leiria e S.Pedro de Muel aqui tão perto.
Os teus "apontamentos" continuam magníficos. Imagens e textos.
Desejo-te muita saúde ati e aos teus.
Já agora aqui vai mais isto:

Serviço Nacional de Saúde
O remédio dos portugueses é rir.
Aqui vai uma prenda. Se já tiveres troca:

http://videos.sapo.pt/Jqim3j5WTIg9lCb2lpf4

ANTONIO DELGADO disse...

Conheço bem esse espaço deixava muito ai o carro quando ia ver uma namorada que trabalhava por ai, numa instituição perto...agora são recordações! Mas continuo a deixar o carro nesse parque em volta da estátua. O monumento é pena estar tão escondido com esses pinheiros em volta...tiram-lhe a monumentalidade. Tentarei ver o livro quando for à livraria Arquivo...porque como já referi numa postagem passada ele interessa-me.

um abraço
António

a d´almeida nunes disse...

Amigo Sérgio Antunes
Ora pois, para quem conhece o local e o movimento de rotação da Terra, mais ou menos 30 m, não falhava.
Zé lerias
Muita saúde e alegria de viver também para ti. Estava a pensar no Carnaval. Mas desconfio bem que já não vais nessas cantigas. Eu cá só porque tenho netos é que posso alinhar nalguma brincadeira.
António Delgado
Não há dúvida que a estátua está muito dissimulada pelos pinheiros. Mas sempre lhe digo, entre a estátua e os pinheiros se tivesse que optar, cuidava da preservação dos pinheiros.
A estátua, sabe onde a colocava? No espaço entre os Paços do Concelho e as instalações da Segurança Social.
São opiniões. Mas olhe que já ouvi dizer que há quem, dentro da Câmara de Leiria, só esteja à espera que a Dra. Isabel Damasceno deixe a Presidência para deitar abaixo os pinheiros. Foram plantados naquele sítio, deixem-nos em paz. Para bem do ambiente em que vivemos.
Um abraço
António

Anónimo disse...

"...Mas olhe que já ouvi dizer que há quem, dentro da Câmara de Leiria, só esteja à espera que a Dra. Isabel Damasceno deixe a Presidência para deitar abaixo os pinheiros. Foram plantados naquele sítio, deixem-nos em paz. Para bem do ambiente em que vivemos..."

Crie-se já uma movimento anti abate dos pinheiros!

Eu alinho!

a d´almeida nunes disse...

Vamos a isso, amigo Sérgio
Que nem lhes passe pela cabeça tal doideira! Mas há que estarmos alerta. Veja-se o que aconteceu no caso das árvores do Largo da Sé, as que lá estavam antes dos Jacarandás (não tenho nada contra estes amigalhaços), os padreiros ou acer pseudo-plátanus. Quem encomendou o sermão de os derrubar?
Afinal veja-se a porcaria (perdoem-me a expressão mas continuo revoltado) em que transformaram o Largo da Sé.
Um abraço
António