2008/01/12

Olhando Leiria através das suas árvores

Desde a margem direita do rio Lis - perto da Ponte Sá Carneiro, olhar filtrado pelos troncos de plátanos, um ou outro choupo e um salgueiro; folhas caídas pelo chão a colorir o declive da margem. Em segundo plano divisa-se parte do antigo convento de S. Francisco, depois "Companhia Leiriense de Moagem", hoje ocupado por um Banco. Paredes meias com a Igreja de S. Francisco.

Eucaliptos encantados: repare-se nas cores branca e vermelha das flores destes dois tipos de eucaliptos
No jardim quase incógnito, diria mesmo, desamparado, do Vale Sepal/Rua Paulo VI (talvez a mais comprida rua de Leiria; mais de 3 km, já que vai desde a rotunda da "Total"/Bombeiros até entroncar no IC2).

Uma visão de 80% do jardim atrás citado. Repare-se no tipo particular de eucalipto em 1º plano. Ainda não consegui apurar o seu nome científico. Mas hei-de conseguir!...

Posted by Picasa

3 comentários:

Chanesco disse...

Meu caro António

Antes de mais, já um pouco requentados, os meus votos de um BOM ANO 2008.

Na minha zona até a seca já esta a afectar os eucaliptos.
Quanto ao nome cientiífico do eucalipto da última foto, retorcido, que náo apanha o caminho do céu, nós chamamos-lhe EUCALIPTA.
Assim mesmo, êucalipto fêmea!

Um abraço Raiano.

a d´almeida nunes disse...

Ora viva Chanesco
Há que tempos. Tenho ido ao seu blogue mas não se tem notado movimento por esses sítios. Espero que esteja tudo bem, que seja somente uma crise de motivação.
Obrigado pela dica. Já ouvi essa opinião mas não fiquei lá muito convencido. Verdade seja dita que também não tenho feito consultas técnicas em forma.
Um Bom 2008 também para si.
António com um abraço do Litoral Oeste/Centro.

Al Cardoso disse...

Claro que vai conseguir!
Bonito recanto para quem gosta de arvores e de natureza.

Ja quanto aos eucaliptos, nunca foi arvore da minha perdileccao, gosto muito mais das nossas arvores nativas; carvalhos, castanheiros, betulas, azinheiras, sobreiros, salgueiros, choupos, amieiros e ate pinheiros!!!

Um abraco amigo d'algodrense.