2008/01/11

Mimosas e/ou Acácias

A - Mimosa, Acacia dealbata (Fabaceae)

B - Acácia-de-folhas-longas, Acacia longifolia (Andrews) Willd. (Fabaceae)

Dada a classificação científica destas duas plantas invasoras do nosso país, bem bonitas por sinal, daí a confusão que se gera quando as observamos superficialmente.

Ainda há que aguardar mais um mês e tal para vermos as mimosas e as acácias em flor, cheirinhos perfumados a Primavera. Mas como os tempos já não são como os de antigamente, nunca se sabe. Quando menos se esperar aí estão elas a alegrar o nosso olhar e a fazer-nos pensar...

* Fotos da Net

Posted by Picasa

7 comentários:

greentea disse...

tenho aqui no quintal ...dizem que são invasoras e anadaram a desflorestar a Serra de Sintra à conta disso , mas são lindas sem dúvida e gosto do seu perfume .

Aonde iremos parar, como tu questionas no meu canto ? Na realidade os mecanismos "usuais" económicos estão a falhar redondamente e as alternativas não parecem surgir. Ainda há dias ouvia um debate em que um sr prof universitário o afirmava, referindo como o crescimento se está a verificar na India e na China ; mas não quizeram explicar porquê...
Um abraço e votos de um bom ano

ManuelNeves disse...

Viva!

Relembro o colorido e o cheiro, quando com frequência circulava na velhinha "estrada da beira".

Um abraço

olho_azul disse...

Bem bonitas por sinal! E que perfume...
Aqui na terra alegram o monte que abraça a Vila, colorindo-o.
bjos

a d´almeida nunes disse...

Quando em plena floração quer as mimosas quer as acácias-de-folha-longa são extremamente agradáveis à vista e ao olfacto. Sem dúvida. Pena que, não sendo autóctones e muito resistentes, mesmo ao fogo, quando entram num bosque acabam por dominar as outras espécies, nomeadamente o pinheiro e até o carvalho.
Mas que são duma beleza de estontear lá isso são.
Um Bom Ano de 2008 para todos os visitantes e amigos, são os meus votos.
Grato pelos vossos comentários.
António

Al Cardoso disse...

Uma arvore de floracao bonita, mas a ter muito cuidado pois e muito invasora, em poucos anos destroi boas terras de cultivo.
Em minha humilde opiniao, teria sido bem dispensado terem-na introduzido em Portugal, mas ja que existem so temos que ter cuidado em nao as deixar propagar.

Um abraco d'algodrense.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Os problemas ambientais e económicos que estas espécies acarretam superam, em muito, a sua beleza (que eu pessolamente já nem consigo vislumbrar).


São talvez as invasoras mais perigosas introduzidas em Portugal, ainda que aquando da sua introdução (em finais do século XIX), se estivesse longe de imaginar o "pesadelo" que hoje se verifica. Entre outros factores, impedem a regeneração da nossa flora autóctone, pondo deste modo em causa a sobrevivência de espécies que crescem em habitats muito limitados.

Convido todos a visitar esta página e a lerem o que cada um de nós pode fazer para não agravar este problema gravíssimo, que consome recursos humanos e materiais do Estado numa luta desigual:
http://www.ci.uc.pt/invasoras/

Todos temos que perceber que ao plantarmos acácias, ou outras espécies invasoras, estamos a ajudar à propagação de espécies que põem em causa os nossos valores naturais:as nossas plantas e a nossa paisagem. Estes valores associados ao nosso património natural deveriam ser tão valorizados como os que se associam ao património histórico (construído).

Quando se perde uma espécie, perde-se para sempre...

Anónimo disse...

Que bela foto
Lembro delas na estrada do casal aonde chamávamos da volta das carvalhas, lembras? ainda lembro seu perfume.
Não sabia que eram tão invasoras assim, lamento, mas que são lindas são.
Desejo-te uma boa semana na companhia de toda a família
beijos nevitas