2008/01/16

Leiria no século XIX

Muito embora se centre no chalé Villa Portela, o seu primeiro proprietário - Eng. Roberto Charters Henriques d’Azevedo – e nos Viscondes de S. Sebastião, esta obra abrange algumas das mais importantes famílias da região de Leiria no século XIX, tais como os Costa Guerra, os Lopes Vieira, os Veríssimo, os Crespo, os Monteiro, os Soares Barbosa, os Zúquete ou os Taibner de Morais.
As histórias da Invasões Francesas em Leiria, a figura do Cardeal D. Patrício da Silva, a casa dos Charter’s d’Azevedo no Terreiro e as biografias de alguns dos mais abastados proprietários do concelho de Leiria em meados do século XIX podem também ser encontrados nas páginas deste livro.
Através de inúmeras fotografias antigas e referências documentais inéditas, o conteúdo desta obra ultrapassa claramente o âmbito familiar, confundindo-se com a própria história da cidade de Leiria na época no Romantismo. (Ed. Gradiva)
-
Um trabalho de grande envergadura, que evidencia à saciedade o grande rigor com que a informação pretendida nele foi vertida, justificando em pleno o facto de ter ocupado os seus autores durante cerca de uma década.
Tenho o raro privilégio de constar como autor de um dos livros arrolados na secção de bibliografia: Nunes, António Almeida Santos, "Caminhos Entrelaçados - na freguesia da Barreira" - Ed.Junta de freguesia da Barreira/Folheto, 2005.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro AS, que interessante seria que alguma entidade pudesse, com a devida autorização, realizar 'visitas guiadas' a este monumento que temos mesmo à nossa porta e que a esmagadora maioria não conhece.
Valha-nos o livro (que ainda não li, mas lerei com toda a certeza).

Um abraço e obrigado por estes pedacinhos, dispersos...

a d´almeida nunes disse...

Muito obrigado, caro Sérgio Antunes
O meu amigo bateu mesmo no ponto certo. O que pretendo comeste blogue é mesmo isso. Tentar dar alguma visibilidade, aquela de que eu for capaz, a certos aspectos da vida, que considero oportunos. Por um lado porque podem servir de fio condutor para eventuais trabalhos de maior vulto. Por outro porque é uma forma de ir aprendendo facetas da vida e da comunidade, que de outra forma ficariam para melhor oportunidade (cuja, na maioria dos casos, se perde na voragem do tempo que não pára...).
Um cordial abraço

ANTONIO DELGADO disse...

Dou-lhe os parabéns por esta divulgação do livro que anuncia. Irei procura-lo dado que me interessa varios assuntos que resume.

Um abraço
António Delgado

Anónimo disse...

Parabéns por mais esta divulgação dum livro que concerteza narra personagens e caminhos traçados por Leiria.Não conheço este mas conheço o outro "Caminhos Entrelaçados - na Freguesia da Barreira" Ed. Junta de Freguesia e do meu amigo António Nunes. Muito bom.Um abraço

zé lérias (?) disse...

Antes de mais um abraço de parabéns por ver "premiado", mais uma vez, num trabalho alheio, o valor de obra sua.

Estes documentos, se bem trabalhados, como parece ser o caso, têm um valor histórico extraordinário para que o conhecimento de certos acontecimentos regionais não se desvaneçam.

Desejo-lhe um óptimo fim-de-semana e que tudo de bom lhe possa suceder no corrente ano. A si e sua família.
Um abraço