2006/09/12

Cova das Faias - Leiria; Faias ou choupos?


Através do link acima e outros relacionados toma-se contacto com a aparência visual da Faia.No entanto: qual a razão do nome "Cova das Faias" à área entre Leiria e Boavista, melhor dizendo, entre a Boa Vista e Pousos? Só lá consegui encontrar choupos!...ou serão faias? Vejam-se as fotos agora aqui colocadas, tiradas hoje.
Já li que as Tílias, conjuntamente com as Faias são as rainhas das árvores. Tenho que confirmar, in loco, as Faias, a sua apresentação geral, as suas folhas, o tronco, a sua copa harmoniosa… Ainda tenho dúvidas se consigo reconhecer uma Faia ou a vou continuar a confundir com um choupo.
Sem querer ser maçador para os entendidos na matéria aqui deixo mais uma vez a interrogação: As árvores destas fotos serão faias? Ou serão choupos?
---
Obs.: Siga o link relacionado com o tema deste post e observe as faias do Passeio Alegre, Porto, que são uma maravilha! Muitos de nós até conhecemos o local. Quantos é que repararam na beleza daquelas faias?
--> nota já em mar2007: são choupos. Pode-se confirmar esta afirmação mais adiante, noutros posts. Pode consultar-se o blogue

7 comentários:

Al Cardoso disse...

Lamento muito nao poder ajuda-lo, mas de arvores entendo muito pouco.
Ja de fotografia talvez possa opinar, e uma foto bonita de faias, ou seram choupos?

Um abraco serrano

Nanda disse...

Belas fotos! Belo lugar...

Obrigada pelo comentário na Caixa... Tudo de bom!

:)

Tozé Franco disse...

Tenho pena em não poder ajudá-lo porque o meu conhecimento de árvores vai pouco para lá dos pinheiros....
De qualquer forma parabéns pela foto.
Um abraço.

a d´almeida nunes disse...

ah mas já consegui o ATLAS das ÁRVORES de LEIRIA.
Agora é que vou aprender tudo sbre árvores!...
Bem gostava, mas quem é que pode ter tal pretensão?
antónio

ManuelaDLRamos disse...

São choupos caro ASN(Populus).
Bosques, mesmo pequenos, de verdadeiras faias (género Fagus) cá em Portugal é algo de muito raro (eu apenas conheço um).

Talvez noutros tempos se tivesse chamado faias aos choupos (daí o uso persistir na toponímia) devido ao facto da palavra derivar de "fagea" que em latim antigo (de acordo com Jose Pedro Machado) tinha o significado abrangente de árvore(e restrito de faia).
Mas não sei, é apenas uma hipótese e ainda não me debrucei a serio sobre o assunto. Que tal perguntar ao ciberdúvidas da Língua Portuguesa?

a d´almeida nunes disse...

Queridos amigos:
Muito me sensibilizam os vossos comentários e a forma cúmplice como os mesmos são expostos publicamente.
Não podem restar dúvidas que está em curso a entrada em cena duma nova geração. A Geração Blogue. Uma geração que não está etariamente estratificada, que está a conseguir interagir duma forma pró-activa, cada um dando o seu contributo, partilhando com todos os interessados os seus conhecimentos, as suas experiências de vida, as suas próprias emoções e sentimentos...
Assim vamos convivendo e confirmando o sentido da complementaridade das nossas próprias vidas.
Com um grande abraço de agradecimento e vivas saudações
António

Anónimo disse...

Essas arvores encontram se nos andrinos