2007/01/21

RENOVAÇÃO CULTURAL

Será que, finalmente, vamos voltar a ter , em Leiria, uma sala de espectáculos à altura das necessidades culturais da nossa região?
Que não seja só para cinema ou para um ou outro espectáculo de puro entretenimento caseiro!
.
.
Pode-se dizer, desde já, que a requalificação deste Teatro, que tem o nome do seu fundador e benemérito* que o doou aos Leirienses, estávamos em 1966, parece ter resultado.


..(Clicar nestes links para ver o "programa" completo da inauguração deste Teatro em 1966)

Segundo as informações que nos chegam através da imprensa regional, "O Cine-teatro José Lúcio da Silva, remodelado ao mais alto nível, com destaque para as correcções na acústica, é uma das melhores salas de espectáculo do País. Na segunda-feira, o Presidente da República assiste a um concerto naquele espaço. O vereador da Cultura, Vitor Lourenço, promete programação diversificada e de qualidade." (Jornal de Leiria).
Este Teatro foi brilhantemente gerido até 1994, data da sua morte, por José Teles de Almeida Paiva(1), por acaso meu sogro, sobrinho do Ilustre poeta Leiriense Acácio de Paiva(2), de quem já se falou neste blogue e a quem se prestou recentemente, também, uma justa homenagem no blogue "meninamarota.blogspot.com".

* O busto que se vê na zona ajardinada no lado esquerdo da fotografia representa o comendador José Lúcio da Silva.

(1) Pode-se ler "José Teles de Almeida Paiva - 1917-1994 - Uma Vida, Uma Obra, Uma Cidade", ed. Folheto-2004, autores Zaida Paiva Nunes e António Santos Nunes.(autor do presente blogue)

(2) Acácio de Paiva foi, antes de mais, um brilhante poeta lírico e humorista. A verdade, porém, é que se dedicou com igual mérito a outras áreas da escrita, em prosa e teatro. Colaborou com vários periódicos, Revistas, Almanaques, atingindo a modalidade teatral...Escreveu e publicou diversas peças de teatro, e outros trabalhos como por exemplo, "Programa, com bailados e coros na revista «Pronto! Assim é que é!», em colaboração com D. José de Sequeira S. Martinho (folheto c/ capa aguarelada 16x24, 4 páginas - Junho de 1937). Porque não estabelecer, desde já, um lugar na programação do agora restaurado Cine-Teatro José Lúcio da Silva, dedicado ao trabalho literário deste consagrado Leiriense?

Posted by Picasa

9 comentários:

Desambientado disse...

Vim agradecer a simpática visita, num ambiente muito bem musicado.
Gostei da pertinência dos postes, como facilmente se lê no sobre a IVG.
Também estou de acordo, não é uma questão política.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

olá António
Obrigado pela sua visita, ultimamente tenho andado muito ocupado que tenho pouco tempo para blogar. gostei de ver os seus posts mais recentes, que são de um teor magnifico. parabéns.

Guilherme Roesler disse...

Antonio,

se esta realidade se concretizar todos ganharão.
Torço para que ela se realize.

Abraços, Guilherme

Citadino Kane disse...

António,
Parabéns pela restauração do Teatro e pela informação que transborda do post.
Abraços,
Pedro

Menina Marota disse...

Excelente texto e no interesse demonstrado pela Cultura que por vezes é tão abandonada!

Tenho uma supresa para a D. Zaida, ou antes, para a querida Avó Zaida...

Um abraço carinhoso a ambos ;)

maria disse...

Maravilha!!
Espero mesmo que venha a ser muito muito muito bem aproveitado!! É dos espaços mais fantásticos que recordo do meu tempo por Leiria... dos melhores momentos que guardo de Leiria, vários foram aí passados! Tive a oportunidade de fruir fantásticas apresentações do Ballet Gulbenkian... pois é...

Leiria merece um espaço assim!
Vou ficar atenta! Apetece-me voltar!!

Al Cardoso disse...

Parabens a Leiria uma cidade que adoro.
E votos de que se cumpram para esse espaco os seus desejos que seram provavelmente os da maioria.

Um abraco fornense.

Ps: olhe o "Queijo da Serra" domingo!!!

Chanesco disse...

Meu caro Antonio

Parabém a Leiria e aos Leirienses por poderem passar a usufruir de um espaço que lhes vai enriquecer o espírito.

Abraço e boa semana!

Kalinka disse...

OLÁ AMIGO ANTÓNIO

já estive por várias vezes neste local de Leiria e, eu dirigia-me a Leiria, para visitar 2 casais amigos do tempo de África.
últimamente não vou tanto a Leiria, a última vez foi há 2 anos, em 2005...
mas, através de um e-mail posso dizer-lhe o nome de um grande amigo que vivia aí e veio de Moçambique (aqui não é o lugar apropriado).
Beijokas.