2011/10/29

Borboleta Papilio Machaon: em vias de extinção



Este vídeo pretende mostrar a sequência de metamorfoses por que passa a borboleta Papilio Machaon.
As fotos e o vídeo da larva foram obtidas há dias num jardim.

As da borboleta já têm 5 anos, ainda que a tenhamos visto recentemente a cirandar aqui pelo jardim.

Fizemos uma montagem em filme, este que agora se apresenta publicamente, para deixar aqui um registo que possa proporcionar a visionalização  da beleza e tamanho da lagarta (larva) que, provavelmente, dentro de poucos dias, começará a fase de se encasular em fios de seda. Após uma gestação de 45 dias surgirá a borboleta Papilio Machon
(julgamos que estamos certos na classificação desta borboleta, pelas consultas feitas, particularmente através do material disponível no blogue do amigo Augusto Mota; fonte segura pelo que conheço do meu amigo e autor deste e doutros trabalhos rigorosos de observação da Natureza).

Pelo menos já se conseguiu proporcionar uma excelente demonstração prática do quão interessante é acompanhar a vida na Natureza, nas suas mais diversas formas. O público alvo foram as crianças do Jardim-Escola dos Capuchos em Leiria. Claro, quem se incumbiu desta missão, em colaboração interessada com as professoras, foi a avó Zaida. As crianças adoraram.

A larva foi reencaminhada para a planta do jardim onde andava atarefadíssima a comer as folhas verdes e fresquinhas, com a chuva que tinha caído.
Já a voltámos a observar hoje. Lá continua a comer folhas, umas a seguir às outras. E continua a crescer. Esperemos que não demore muito tempo a encasular.
Este espécime - dizem os entendidos - está em vias de extinção.

Esperamos que apreciem este trabalho, feito com todo o entusiasmo, a pensar em como é gratificante poder partilhar conhecimentos com todos, particularmente com crianças de tão tenra idade.
Tudo o que se possa fazer para os ajudar a aprender a amar a Natureza, nunca é de mais.

4 comentários:

deep disse...

Os mais novos estão sempre receptivos a curiosidades da Natureza, por isso é importante proporcionar-lhes momentos como este.

Obrigada pela partilha. Um óptimo domingo. :)

a d´almeida nunes disse...

Obrigado, deep, bem vinda

Hoje já perdemos o rasto à larva da Papilio. Talvez que já se tenha mwtamorfoseado em crisálida. Daqui a uns tempos ainda vamos poder ver a borboleta a voltear pelo jardim. E como ela é bonita.

Nota-se bem o resultado da actividade frenética da larva: as folhas da trepadeira quase que desapareceram completamente.
:)

Graça Sampaio disse...

Que pachorra a vossa! Parabéns! Está muito lindo.

Quando comecei a ver o vídeo, pensei logo em como seria interessante para as escolas dos mais pequenos. Ainda bem que já puseram essa ideia em prática.

Parabéns, uma vez mais.

Isabel Soares disse...

Este trabalho está uma verdadeira maravilha. Parabéns a ambos!