2011/12/11

DISPERSAMENTE: Índice analítico (Anotações) - Demolição da Capela das Chãs

http://dispersamente.blogspot.com/2010/06/capela-das-chas-regueira-de-pontes.html (c)
http://dentrodetioleiria.blogspot.com/2010/07/chas-capela-propriamente-dita-e-um.html

Estou a consultar a edição desta data do livro "Couseiro"(b)
Numa vista rápida encontrei, inesperadamente, referências à capela das Chãs. E veio-me à lembrança a actualidade deste tema, que, aliás, já aqui tenho abordado noutras oportunidades (*). De modo que achei por bem aqui deixar este memorando (a).
Seguindo o link (c) acima e outros relacionados pode ficar-se com alguma informação sobre esta questão tão candente como é o da demolição da capela das Chãs - Regueira de Pontes - Leiria.

foto incluída na entrada com link (*)

Entretanto, acrescentei na entrada correspondente, neste blogue, uma nota (a), em jeito de comentário, agora que temos mais à mão as memórias do Bispado de Leiria, ou seja, as memórias dos principais acontecimentos e da situação vigente à altura do manuscrito "O Couzeiro", que terá sido escrito no séc. XVII(b) :
-

(b) Foi editado, recentemente (A sessão de lançamento no passado Sábado, no Arquivo Distrital de Leiria, constituiu uma autêntica lição de sapiência proferida pelo Padre Dr. Luciano Cristino) o livro, cuja capa se reproduz ao lado, que publica o conteúdo do manuscrito mais notável da bibliografia de Leiria, COUSEIRO, e que é, na sua essência, a transcrição da 2ª edição, de 1898. Temporalmente, o Couseiro original, cobre principalmente os finais do século XVI até à primeira parte do século XVII.

Tenho a honra de ser um dos 200 subscritores desta edição.

Será natural que volte a referir pormenores deste evento e do conteúdo desta bem vinda edição.

------
(a) e (c)
as-nunes disse...


Caro amigo TV
Por acaso vim aqui recapitular este tema e deparei com esta sua nota.


É sempre mais uma achega.

De qualquer modo, pode ler-se no "COUSEIRO", ed. da textiverso - 2011, a pp 174 a nota (26) em que se pode inferir que já em 1712 existia ali uma capela, ultimamente conhecida por a Capela de N. Senhora das Necessidades...

Enfim, um caso de lesa-património, mas que, pelos vistos, em tempo, não houve vontade nem engenho de resolver com um projecto em que não fosse necessário destruir o legado dos nossos avós, no que à preservação da nossa história diz respeito.

António Nunes

Sem comentários: