2011/09/20

O estado da Nação Portuguesa e o Clube dos Pensadores


(foto do CdP)
O Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, numa sessão de debate no Clube dos Pensadores em Gaia, muito recentemente. 
Apesar da amizade que JJ criou com Alberto João, mesmo assim, os colaboradores do CdP e o próprio JJ não se têm coibido de se manifestar ruidosamente em relação à anomalia colossal que se está a "descobrir" na gestão orçamental da Região Autónoma da Madeira.

Tenho a honra de fazer parte do grupo de intervenção permanente deste clube no seu blogue "Clubedospensadores.blogspot.com" principalmente na área dos comentadores aos posts que, sempre em cima do acontecimento, o seu fundador e dinamizador incansável, Dr. Joaquim Jorge  publica naquele sítio na Internet. 
Eu sei que JJ não gosta que o tratem por Dr. mas, de vez em quando dá vontade de o tratar com o seu grau académico de licenciado, atendendo às sobrancerias que certos personagens da nossa praça se permitem, só porque no seu nome tem de constar, como que obrigatoriamente, dado o seu apregoado estatuto, o título "Dr." (alguns, meros «doutores da mula ruça» e pouco mais...).
Justo é acrescentar que no rol de cronistas se encontra o professor e académico Dr. Mário Russo, que muito tem abrilhantado este blogue com os seus artigos muito assertivos e de fino recorte argumentativo e literário.

Como os meus amigos leitores já se terão apercebido, este Clube tem tido muita e interventiva actividade nos últimos anos. Não será de admirar, por isso, que JJ até  já tenha sido apelidado de "agitador do Norte" pelo Prof. Marcelo Rebelo de Sousa naqueles célebres e parciais telejornais da TVI.
Debates, programas de Televisão, artigos na imprensa regional e nacional, manutenção dum blogue de referência em Portugal e no estrangeiro, livros, têm sido as suas ferramentas.
De qualquer modo, é justo referir-se que toda esta actividade só tem sido possível dado o incrível dinamismo que Joaquim Jorge tem devotado a esta fantástica iniciativa.
Seria fastidioso enumerar todas as suas actividades, tantas têm sido, sendo que é de realçar que, precisamente, hoje, Joaquim Jorge esteve na SIC Notícias, de manhã, a lançar a nova campanha de debates  com personalidades de relevo na vida pública nacional.
Debate


Esta nova temporada de debates vai começar no dia 22, próxima 5ª feira, no auditório do Gaia-Hotel, com a presença de Bagão Félix.

Joaquim Jorge , fundador do Clube dos Pensadores convida Bagão Félix para estar presente no GaiaHotel , dia 22 de Setembro , 5ªfeira , pelas 21h30 . O tema - Questões económicas, sociais e éticas : que futuro?

Bagão Félix , Conselheiro de Estado e gestor ,integrou vários governos constitucionais,foi Ministro da Segurança Social e do Trabalho e Ministro das Finanças e da Administração Pública



Daqui vos lanço um repto.

Engrossem este movimento do Clube dos Pensadores. O país está a precisar de vozes independentes que se façam ouvir e que possam vir a constituir-se em forças de pressão social para que Portugal não continue a ser um Feudo para meia dúzia de senhores!

Consultem este dinâmico blogue e intervenham.
Hoje somos muitos, amanhã poderemos ser milhões!...
(Já Sá Carneiro o dizia...)
@as-nunes

6 comentários:

carol disse...

Obrigada pela informação. Vou espreitar e ver.
Beijinhos

Luís Coelho disse...

Todos vivemos com apreensão.
Para onde caminha este país ?

Agradeço esta indicação e irei ver com tempo pois os temas são muito importantes.

BlueShell disse...

Vi, num comentário que era da zona dos "mus lados": vim espreitar e gostei.
Depois vou então ver esse novo espaço, o Clube do Pensadores. Abraço,
Bshell

as-nunes disse...

Boa tarde, são 13h35 (nem sei como estará o relógio de referência do meu blogue)

Carol

O Clube dos Pensadores penso que seja um óptimo sítio para se dizer da nossa opinião acerca do que se vai passando. Claro, é um sítio de intervenção cívica, muita política, mas, enfim, o homem é um ser eminentemente político.

-
Luís

É verdade que andamos todos demasiado à nora. O que se passa, afinal, que não se consegue perceber. Malandragem? Egoístas e criminosos à solta?

Como ser positivo? Acreditar?!
Que tempos estes!
-
Blue Shell

Olá, minha amiga conterrânea.
Gosto de Mangualde, faz-me lembrar outros tempos, estrada na serra, curvas e mais curvas, as trutas que nós pescávamos...e que comíamos com tanto gosto!

Abraços
António

as-nunes disse...

Horário dos comentários:

O relógio do computador e a sua inserção no blogue está ok.

Ou seja, o grupo data-hora de cada comentário está correcto, tendo em conta que estou a usar o gmt ou tmg , tempo médio de Greenwich.

Boas tardes...o Sol aí está, a temperatura amena.

BlueShell disse...

Olá, Grata pela célere visita. Oh, sim...a praia: muito boa, embora àa noite esteja "fresquita" para o meu gosto. E é à noite que decorrem os espectáculos...como vê...é aborrecido...mas pronto...que remédio...
Não tenho saído muito de Mangualde porque o meu marido há coisa de um ano e pouco adoeceu e temos andado a "caminhar" para o IPO de Coimbra: ainda hoje lá fomos... De modo que, entre compromissos profissionais e dar atenção ao meu marido, não há tempo (nem saúde) para se sair. Mas o que importa é apreciar as maravilhas de cada novo dia. (por isso me ergo cedinho- hábito que adquiri em criança, no meio das gentes e das lides do campo).
Tenho uma costela que pertence à terra, ao chão...às mimosas às giestas...paixão pelo campo: sou eu mesma!
Bj