2007/03/22

Dia mundial da Água - Centenário de Miguel Torga

Leiria, 10 de Abril de 1940

Visita

Fui ver o mar.
Homem de pólo a pólo, vou
De vez em quando olhá-lo, enraizar
Em água este Marão que sou.

.

Da penedia triste
Pus-me a olhar aquele fundo
Dentro do qual existe
O coração do mundo.

E vi, horas a fio,
A sua angústia ser
Uma espécie de rio
Que não sabe correr.

::
Comemora-se precisamente hoje o Centenário do Nascimento do grande Miguel Torga. Em Coimbra vai ser instalado uma Casa-Museu, na casa onde residiu enquanto médico a exercer nesta cidade, que vai acolher uma parte importante do seu espólio pessoal, doado por sua filha.

-
Eu andava com ideias de inserir uma nota neste blogue alusiva ao facto de hoje se estar a comemorar o Dia Mundial da Água. Tenho, inclusivamente, uma significativa reportagem fotográfica(*) sobre a zona requalificada recentemente, da ponte dos Caniços, em Leiria. Aliás, nessa zona está também a ser recuperado, no âmbito do Programa Polis, o primeiro Moínho de Papel que existiu em Portugal. A sua inauguração está prevista para dentro de alguns meses. A propósito, estive presente, na passada Sexta-Feira, nas instalações do antigo Banco de Portugal, na sessão de abertura da exposição "Água com Humor" - úma boa síntese do V PortoCartoon, que recebeu de todo o mundo autênticos rios de humor, disse, na oportunidade, Luís Humberto Marcos, director do
Museu Nacional da Imprensa. Na troca de informações que se seguiu com a Presidente da Câmara Municipal de Leiria, ficou apalavrada a possibilidade muito real de se vir a estabelecer em Leiria um núcleo museológico com um espaço de exposições para o Museu da Imprensa. O que não será nada de espantar, dado que Leiria, em conjunto com Faro, foram as primeiras do País dotadas de tipografias (ver).

-

(*) Esta reportagem pode ser observada em "dentro de ti ó leiria".

:: o poema de Miguel Torga acima transcrito consta do livro "ANTOLOGIA POÉTICA" - Ed. Publicações Dom Quixote - 6ª edição-2001

5 comentários:

Guilherme Roesler disse...

ASN,

confesso não conhecer como voce a Obra de Miguel Torga, tantas vezes aque citado. Uma falha que pretendo repidamente corrigir.
Alias, imagino estar acontecendo comemorações aí em Portugel em virtude de seu centenário.

Abraços, GR.

a d´almeida nunes disse...

Guilherme
De facto assim é. Durante todo o ano que decorre comemora-se em Portugal o Centenário do Nascimento de Miguel Torga.
Um escritor que só muito recentemente, aí de há 3 anos a esta parte, é que me habituei a admirar e ler.
Soberbo, para o meu gosto literário e como humanista.
Abraço
António

a d´almeida nunes disse...

Caro Agostinho
Gosto, efectivamente, de Miguel Torga. É um escritor que me habituei a apreciar. O contributo que eu posso dar é este, divulgar a sua obra o mais que me for possível.
Estou a pensar propor que o ELOS CLUBE DE LEIRIA de que sou sócio fundador, se empenhe mais decididamente nestas comemorações.
Um abraço, Agostinho, vou, daqui a pouco, por-me em frente da Televisão a ver a nossa selecção de Futebol a jogar com a Bélgica.
António

Santa disse...

Grande Miguel Torga! Gosto muito dos poemas que já li.

Um abraço.

Anónimo disse...

Permita-me que lhe deixe um abraço.