2007/06/29

DECÁLOGO de BOAS MANEIRAS

A Câmara Municipal de Leiria está empenhada numa campanha de sensibilização do público em geral, tendo em vista a divulgação do
‘decálogo’ de boas práticas comportamentais":
Na minha cidade contribuo para a limpeza das ruas, usando os lavabos públicos e dos estabelecimentos comerciais;
Na minha cidade estaciono correctamente as viaturas, respeito as zonas pedonais, as passadeiras dos peões e os acessos às garagens;
Na minha cidade respeito o mobiliário urbano, preservando aquilo que é de todos;
Na minha cidade respeito o descanso nocturno, mantendo o silêncio na via pública;
Na minha cidade protejo os parques, jardins e canteiros, respeitando todas as espécies arbóreas;
Na minha cidade mantenho as paredes limpas, livres de pinturas, grafitis ou cartazes;
Na minha cidade uso os locais apropriados para praticar os meus desportos favoritos;
Na minha cidade deposito correctamente os resíduos e separo devidamente os materiais;
Na minha cidade, quando levo o cão ou outros animais à rua, recolho os resíduos do chão;
10· Quando vou à praia, não levo o cão ou outros animais e deixo o areal tão limpo como quando o encontrei, sem lixo nem pontas de cigarros.
-
Pois...Parece impossível que ainda tenhamos que empenhar meios financeiros e despender energias suplementares para lembrar este "decálogo" com noções básicas de boas maneiras para as pessoas conviverem...
Até me faz recordar o célebre "Decálogo do Radioamador", muito divulgado nos anos 50!...

3 comentários:

Bichodeconta disse...

Quando nós éramos catraios António, isso para nós era regra sagrada.. Não direi lavar as mãos nos lavabos da terra, na minha não havia essas "modernices" mas que a limpeza era obrigatória, ai isso era.. Um dia contarei episódios da minha infamcia.. São coisas lindas, algumas bem traquina.. Ainda hoje, nos meus 54 anos adoro uma boa traquinice.. Um abraço.. Obrigada pela visita que fez ao meu espaço, e por partilhar connosco coisas tão interessantes.. Conheço muito bem, e gosto de Leiria e arredores.. Um abraço..

sabine disse...

Inacreditável!! Agora estao na moda os decagolos... :(
"Na minha cidade, quando levo o cão ou outros animais à rua, recolho os resíduos do chão": Isso faz-me lembrar uma cena que assisti hoje.

Alda M. Maia disse...

Dada a má educação que por vezes impera nas várias frequências, lamento que esse "decálogo dos radioamadores", dos anos cinquenta, já não seja muito de moda.

Um beijinho para todos
Alda
CT1YG