2007/06/14

Hortênsias no meio do temporal

Hoje, logo pela manhã. Chove a cântaros. Mas as Hortênsias estão aí, para amenizar.

...
Também há no continente
esta flor maravilhosa.
No Norte chamam-lhe hidrângea.
Branca, azul, lilás ou rosa.

(Rosa Lobato Faria)

(clic para ampliar)
15-6-2007
E mais me apetece dizer:
Tenho vindo a sentir que este meu blogue tem sido como que uma benesse/estímulo para mim próprio, na medida em que, tendo-o eu intencionalmente orientado no sentido do disperso, do ensaio, das variações sobre temas dispersos, tenho vindo a tomar consciência (nunca é tarde de mais) de questões e saberes que me passariam mais ou menos ao lado, muitas vezes nem me apercebendo da sua existência e da sua importância.
Sem dúvida que a Vida também é feita de pequenos Nadas, que afinal, são, muitas vezes, Grandes razões da nossa própria existência.
Uma coisa, entre outras, aprendi: que no Norte chamam hidrângeas às hortênsias, aliás o seu próprio nome científico.
"Caro jovem amigo: Deus é a Natureza!" - dizia-me, no decorrer de intermináveis conversas esotéricas, um amigo já idoso, que eu conheci enquanto estudante no Porto (anos 60). E eu a esforçar-me por lhe rebater esta ideia, a minha mente ainda sob a influência intensiva e tradicional da catequese católica, desde criança. Que não, Deus é Deus, ponto final.
Ainda hoje estaríamos a conversar sobre este assunto, não era, snr Rogério?...
O meu amigo Al Cardoso comentou da influência da qualidade da terra na coloração das flores das hortênsias. Agradeço a atenção, mas a Zaida já me tinha ensinado esse pormenor. É que eu sou um simples ajudante de jardineiro, um eterno aprendiz.
Obrigado "gaivota" por este voo Atlântico desde a Ilha Terceira. Os versos publicados estão integrados num poema que fala e canta, essencialmente, a beleza das hortênsias dos Açores.
...
-
* Ver Actualização ao post anterior
** 2ª actualização: mesmo nas traseiras do monumento evocativo a Santo António referido no post anterior houve, hoje, um deslizamento de terras do qual resultaram 2 vítimas mortais.
Posted by Picasa

4 comentários:

Maria Francisca Sousa da Silva disse...

Olá António
Há quanto tempo não tinha o prazer da sua visita... e do seu comentário.
Olhe, gostei de ver que tem Hortenses no seu quintal!
Como disse respondendo ao seu comentário, já tenho mais dois blogues. Http;//sopoesia.blgs.sapo.pt
e, http://minhadança.blogs.sapo.pt.
Passe por lá...talvez lhe agrade.
Tudo de bom e apareça mais vezes.
beijinhos aqui da Ilha Terceira
Chicailheu

Al Cardoso disse...

Por acaso tambem tenho uma hortencia na minha especie de quintal, so que as flores estao mais atrazadas.

Voce sabe que a cor das flores, tem que ver com o tipo de terra em que se encontram plantadas?

Um abraco e bom fim de semana.

a d´almeida nunes disse...

Tenho vindo a sentir que este meu blogue tem sido como que uma benesse/estímulo para mim próprio, na medida em que, tendo-o eu intencionalmente orientado no sentido do disperso, do ensaio, das variações sobre temas dispersos, tenho vindo a tomar consciência (nunca é tarde de mais) de questões e saberes que me passariam mais ou menos ao lado, muitas vezes nem me apercebendo da sua existência e da sua importância.
Sem dúvida. A Vida também é feita de pequenos Nadas, que afinal, são, muitas vezes, Grandes razões da nossa própria existência.
Uma coisa, entre outras, aprendi: que no Norte chamam hidrângeas às hortênsias, aliás o seu próprio nome científico.
Quanto à influência do tipo de terra na coloração das flores das hortênseas já o sabia, AL. A Zaida já me tinha ensinado esse pormenor. É que eu sou um simples ajudante de jardineiro, um eterno aprendiz.
Obrigado "gaivota" por este voo Atlântico desde a Ilha Terceira. Os versos publicados estão integrados num poema que fala e canta, essencialmente, a beleza das hortênseas dos Açores.
Um grande abraço.
António

greentea disse...

se espetares uns pregos ferrugentos junto dos pés das hortenses a coloração azul acentua-se; nos Açores as hortensias são mais azuis por causa dos terrenos mais ferrosos.

Mas esta chuva dá cabo delas que não gostam de àgua por cima, só na terra . Também gosto muito de tratar das flores.

Um abraço