2007/06/10

PORTUGAL - O Estado somos todos nós

Pátria

Serra!
E qualquer coisa dentro de mim se acalma…
Qualquer coisa profunda e dolorida,
Traída,
Feita de terra
E alma.

Uma paz de falcão na sua altura
A medir as fronteiras:
- Sob a garra dos pés e fraga dura,
E o bico a picar estrelas verdadeiras…
................................................................................
Gerês, Pedra Bela, 20 de Agosto de 1942
Miguel Torga
-
sem esquecer CAMÕES, no dia que oficialmente se convencionou passaria a ser o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
- Uma modesta forma de participar das comemorações do 100º Aniversário do seu nascimento.
Contributo de um Beirão da Beira Alta, tão Leiriense como os que o são... que se orgulha de ser PORTUGUÊS!

8 comentários:

Anónimo disse...

Belo contributo à poesia e aos seus poetas.Camões e Miguel Torga não foram esquecidos.Feliz dia das comunidades.Abraço

a d´almeida nunes disse...

E, mesmo a propósito, esqueci-me de Jose Maria Barbosa du Bocage.
Não esquecer que hoje se comemorou o Dia de Portugal em Setúbal. E mais. Não foi esquecido nos discursos. Muito justamente. Portugal não é só Camões, apesar de o devermos considerar o maior e mais digno representante da alma Portuguesa, nos seus cantos épicos da nossa terra e das nossas gentes, espalhadas por todos os Continentes.
Um abraço, Agostinho

Nelson disse...

Antonio, Bom ouvir-se outra vez. Eu voltei apenas dos celebracoes do dia de Portugal aqui na cidade de Newark, New Jersey.

Mas sobre Iraq: O problema da guerra é universal e não é completamente diferente da experiência de Portugal. Meu medo é que os Estados Unidos faltam a maturidade de Portugal. Muita gente nos estados unidos têm algum arrogancia sobre eles, muitos pensam que o fascismo nunca poderia acontecer aqui. Eu estou receoso que so quando nós descemos a uma regime fascista nós aprendemos a importância da cooperação com outros países. Se meu medo for direito, há muitos anos dolorosos adiante.

Al Cardoso disse...

Ate apetece dizer como o grande Camoes; "...Cantando espalharei por toda a parte se a tanto me ajudar o engenho e arte...".

Um abraco amigo do d'Algodres.

Paúl dos Patudos disse...

Gosto sempre de passar por aqui para saber notícias de Leiria.
Aproveito para o convidar a conhecer melhor o Paúl dos Patudos.
Até lá...
fique bem
Ana Paula

bettips disse...

De Leiria para o mundo,
do poema,
dos Homens.
Fui passear com os "Dias com Arvores" e mais 50 amigos, pelas árvores do Porto. Penso ser a minha grande homenagem à "ditosa Pátria minha amada".
Espero que resolvas breve isso dos Tocs para fruir a vida e descansar dos números, virando-te para as "Letras" e fotos, que tão bem manejas.
Um abraço

ManuelNeves disse...

Viva!

Nada melhor para comemorar o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades, do que evocar um grande poeta e escritor.
Como de costume nesta data, estive em Constância que como de costume se evocou os músicos e os poetas de Portugal.
Só me fez bem à alma.

Um Abraço

Anónimo disse...

ASN,

belo poema.

Entretanto, não creio que o Estado seja todos nós.

As nossas naturezas são competamente distintas.

Abraços, GR.