2008/01/24

Assim é que não vamos a lado nenhum!...

Indo eu, hoje, a caminho do meu local de trabalho, seguindo o itinerário de quem vem dos Pinheiros/Marrazes até entroncar no IC2 no célebre cruzamento da Boa Vista - Leiria, tive que parar no STOP. Como ando sempre com a máquina fotográfica pronta a usar, gravei esta amostra das javardices dos automobolistas quando param nestas zonas. Mas não é só aqui. Se se reparar, praticamente em todos os locais nos arredores das cidades, bermas das estradas incluídas, é ver este "lindo serviço". E o que está à vista é só uma pequena amostra.
Onde está o civismo? Não é só gritar que "isto está mau", que "isto é uma cambada de malandros, que só querem é tachos", etc e tal. Temos que admitir que muitos dos que ocupam lugares de responsabilidade pública, que têm de zelar pelo bem-estar das populações, que deviam servir com a mentalidade de que a sua função na sociedade é zelar pelo bem-estar das pessoas, do equipamento público e da execução coerente do orçamento a que a sua instituição está subordinada, não o fazem com o devido empenho e isenção.
Só que cada um de nós tem de fazer a sua parte. Assim é que não. Tanto egoísmo e falta de espírito cívico!
Com este individualismo criminoso é que não vamos a lado nenhum! Quando é que aprendemos a viver em sociedade?
Posted by Picasa

3 comentários:

Anónimo disse...

A minha professora, os meus pais e avós também dizem isso. Que cabe a cada um fazer o melhor porque se não o nosso país fica sempre atrasado.
Na pré-escola ensinar-nos a meter no lixo tudo o que estava no recreio. Não podia haver papeis nem embalagens do leito no chão, mas agora ninguém nos diz nada e por isso o recreio às vezes está muito sujo. Eu penso que é por não nos lembrarem do que antes aprendemos.
O meu avô que me vai buscar à escola está-me sempre a dizer que se a gente sujar os outros vão atrás e ainda sujam mais.

Dou-te um abraço e dá cumprimentos à tua esposa, tua filha e aos teus netos. Não vos conheço a não ser aqui, mas o meu avô diz que vocês são pessoas como deve ser.

Anónimo disse...

É muito dificil mudar hábitos mesmo que sejam autênticos atentados à natureza, só por comodismo. Criamos uma cultura egoista que talves só daqui a gerações é que passará.É incrivel mas os exemplos horriveis também nos chegam de pessoas com grandes responsabilidades na matéria.É bom que sejam denunciadas estas situações António o que só revelam que gostas da natureza. Um grande abraço.

Kalinka disse...

Caro António, está cheio de RAZÃO...
sou adepta do lema:
CADA UM DE NÓS TEM DE FAZER A SUA PARTE...
Cada dia se nota mais egoísmo e falta de espírito cívico!

Como viajo muito pela Europa sempre digo que dá gosto ver aquelas estradas limpas e, sou criticada pelas pessoas que me ouvem pois dizem que é igual em todo o lado, eles também terão zonas mais sujas...enfim, é como dizes: Com este individualismo criminoso é que não vamos a lado nenhum!

BELA PERGUNTA:
Quando é que aprendemos a viver em sociedade?
MAS...já não vamos lá...as pessoas não mudam!!!

Beijos c/pitada de Esperança.