2006/04/18

IARU - Organização Internacional dos Radioamadores

Porque o espectro rádio constitui uma fonte natural de todo o mundo, os Amadores de Rádio organizaram-se, nacional e internacionalmente, tendo em vista um melhor e mútuo uso das ondas hertzianas entre os radioamadores em todo o todo o mundo, de forma a incrementar esta actividade e os melhores resultados no relacionamento com as insttuições responsáveis pela regulamentação e utilização das frequências de rádio. A ARRL American Radio Relay League, é um exemplo desta organização à escala nacional. A nível internacional, as Associações nacionais por todo o mundo, devem trabalhar todas com o objectivo de se promover um Radioamadorismo forte e sadio, sob os auspícios da democracia representativa*, representada pela "International Amateur Radio Union, (IARU).
Criada em Paris, França, a "International Amateur Radio Union" tem sido a melhor montra e o melhor porta-voz da comunidade dos Radioamadores em todo o mundo, desde 1925. A Constituição da IARU, na sua última emenda de 1989, organiza a União em três Organizações Regionais que correspondem às três regiões da International Telecommunication Union (ITU). A Constituição da IARU prevê a criação duma Sociedade de membros para funcionar como Secretariado Internacional da União.Os membros deste Secretariado são:
1 Presidente
1 Vice-Presidente
1 Secretário Geral
3 Secretário Regionais

Um crescente número de Membros da IARU esta acessível por email e na WEB. Muitos dos seus Membros operam QSL bureaus para a troca de cartões de QSL.
---
* Só se lamenta que esta democracia representativa não funcione na prática. A questão é que os representantes de cada país na IARU são sempre os mesmos, têm sido os sócios fundadores. Assim sendo, como é que se pode falar em democracia representativa?
Por exemplo, relativamente a Portugal, a REP tem assento vitalício na IARU em representação dos radioamadores portugueses? É o que nos têm vindo a dizer. Porque não proceder-se a eleições periódicas entre as várias associações portuguesas de radioamadores?
Não é admissível que, falando-se em democracia representativa, se assente em definitivo que a REP é quem representa, para todo o sempre, o radioamadorismo português na IARU.
Penso eu! Porque sou Radioamador pensante, não só palrante e/ou ultra-conservador (paradinhos no tempo e nas ideias de organização da sociedade, desde 1925?????????????).
ct1cir - since 1982
---
asn

1 comentário:

a d´almeida nunes disse...

chi...patrão!

Desculpem lá a qualidade da tradução. Mas tenham em conta que:
1- Era madrugada quando meti mãos à empreitada;
2- Ipso facto, logo à partida comecei esta fase da dita (empreitada) já estava de pé atrás com o resultado imediato;
3- Não tive ocasião de rever o resultado;
4- Quando já no dia seguinte me pus a reler o texto até deitei as mãos à cabeça!
5- Para já, paciência, mas hei-de alindar o alinhamento daquela tradução...é tudo uma questão de tempo.
Obrigadinho!...