2006/05/22

NOVO LIVRO DE JÚLIA MONIZ

Posted by Picasa
Não sabe quem é Júlia Moniz? É natural, que ela própria não faz grande alarido para que o seu nome seja conhecido por todo o lado. Mas sempre vos poderei dizer que Júlia Moniz nasceu no lugar e fregesia da Barreira, concelho de Leiria, no ano de 1947. Descende de uma das famílias rurais mais numerosas e tradicionais desta freguesia.
Já publicou diversas obras em poesia e em prosa, sendo que a última, em co-autoria com António Rodrigues a Cruz, em Maio de 2004, se intitula "Tardes de Domingo". Dissertam - e com que maestria - sobre esta terra, as suas gentes e a sua história.
Lembrei-me de colocar este "post", uma mera e simples fotografia dum folheto anúncio do lançamento dum outro seu livro, que, muito francamente, pelo que já conversei com a autora, penso que será muito interessante, comovente e inspirado em documentos familiares do tempo das invasões francesas que, como se sabe, martirizaram - e de que maneira - toda esta zona de Leiria.
D. Júlia Moniz, espero não estar a cometer nenhuma inconfidência imperdoável!
No dia 11 de Junho, lá estarei no Solar do Visconde. Se Deus quiser!
-
PS: Júlia Moniz escreveu o Prefácio dum livro por mim publicado no ano passado, sob o título "Caminhos Entrelaçados - na freguesia da Barreira", resultado da minha experiência de membro da Junta desta freguesia, para a qual vim morar há 13 anos. Muito simplesmente, um Ensaio Monográfico e Histórico desta freguesia, que eu fiquei a conhecer por dentro, nalguns dos seus encantos e recantos, mas que muitos outros não fui ainda capaz de decifrar.

Sem comentários: