2006/06/09

Como chegar a um consenso sobre o Estatuto da Carreira Docente?

Acabei de colocar um comentário no blog ... acerca da questão da proposta de novo estatuto dos professores. O caso é que até tenho vários professores na família e, portanto, este assunto também me afecta psicologicamente.
---
http://arteagostinho.blogs.sapo.pt/130354.html
- Carta Aberta à Sra. Ministra da Educação
---
Nas minhas deambulações pela internet, particularmente pelo mundo dos blogues, também porque este é um dos que tenho como "recomendados", aqui estou eu, professor que fui nos anos 60, ensino secundário. Não há dúvida que os anos passam e as circunstâncias da vida estão em constante mutação. Naquele tempo não havia problemas deste género, que implicassem tantos itens a discutir, tantas opiniões divergentes, tanta concertação a concertar. Eram outros tempos, sem dúvida. Nem melhores nem piores, eram os tempos daquele tempo.
A actual Snra. Ministra da Educação tem, em mãos, um problema de difícil conciliação. As opiniões são muitas, os professores estão muito mais bem informados, são muito mais contestários. E o caso é que até são capazes de justificar as razões das suas contestações.
A confusão reinante parece-me ser muita. Há algum projecto alternativo, concreto? Que opiniões é que deverão prevalecer? Como chegar a um consenso? Como?
Discute-se em círculo indefinidamente?
Impõe-se com a força dos argumentos dum Governo maioritário??!
António Nunes
---
asn

3 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

Bom saber de mais vozes a ajudar a nossa. Não será demais, nunca! Obrigada!

a d´almeida nunes disse...

Assisti, ontem(9/6/2006), a um debate/conta-minutos de tv, na SIC Notícias, entre a Ministra da Educação e o Presidente da FENPROF.
Este Projecto de Estatuto dos Docentes não vai ser de parto fácil, está bem à vista.
Que se impõe que avance parece que ninguém pode contestar.
Haja senso é o que se exige!

arte disse...

Era bom que o bom senso imperasse.Mas acho que a ministra tem algum trauma contra a classe docente e nunca se saberá o que ela pensa... de inocente não tem nada.Abraço.Arte por um canudo 2