2006/06/10

DIA de PORTUGAL, de CAMÕES e das COMUNIDADES PORTUGUESAS

Dia 10 de Junho.
Comemora-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Foi num dia 10 de Junho, mais propriamente no dia 10 de Junho de 1580, que morreu o maior poeta português de sempre - Camões.
O seu nascimento terá ocorrido provavelmente em 1524 ou 1525 e foi o primeiro filho de Simão Vaz de Camões. Provavelmente terá estudado em Coimbra, não se pondo, no entanto, de parte, a hipótese de os seus estudos terem sido orientados pelo seu tio D. Bento de Camões, prior do Convento de Santa Cruz. Mais tarde Camões iria viver para Lisboa, para a corte de D. João III. Tendo-se envolvido em intrigas várias foi desterrado para o Alentejo. Mais tarde foi transferido para Ceuta. Foi aí que numa luta perdeu o olho direito. Regressado a Lisboa, pobre e sem amigos, ter-se-á envolvido numa luta com Gonçalo Borges, moço da casa real, tendo-o ferido gravemente. Isto deu-se num dia da procissão do Corpo de Deus, em 16 de Junho de 1552. Camões foi preso e só nove meses depois libertado pois Gonçalo Borges decidira perdoar-lhe. Camões embarca então para Goa na armada de Fernão Alvares Cabral. É durante esta viagem que Camões recolhe, provavelmente, as informações marítimas que lhe irão permitir escrever certas cenas de "Os Lusíadas". A maior parte desta obra foi escrita durante os 17 anos que Camões viveu na Ásia.
Conta a história que, tendo sofrido um naufrágio, Camões terá salvo o manuscrito de "Os Lusíadas" nadando só com um braço e mantendo a sua obra fora de água com o outro braço erguido. Terá sido neste naufrágio que morreu um dos seus grandes amores - Dinamene. Foi em sua homenagem que Camões escreveu um dos mais belos sonetos que no mundo existem:
.
Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida descontente,
Repousa lá no Céu eternamente,
E viva eu cá na Terra, sempre triste.
.
Se lá no assento Etéreo onde subiste
Memória desta vida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente
Que já nos olhos meus tão puro viste.
.
E se vires que pode merecer-te
Alguma coisa a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,
.
Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te
Quão cedo de meus olhos te levou.
.
Em 1567 Camões volta a Portugal começando, então, a envidar todos os esforços para publicar "Os Lusíadas". Finalmente, em 1571, é-lhe concedida licença régia, por D. Sebastião (a quem Camões dedica a obra), para a sua impressão e em 1572 é publicado. Foi, também, concedida a Camões uma pensão de 15.000 réis anuais, valor muito exíguo, mesmo para a época.
Camões morre pobremente, apenas acompanhado pela dedicação de um seu serviçal.
A obra de Camões foi bem mais feliz que o autor; venceu os séculos e é conhecida muito além fronteiras.
"Os Lusíadas levam a todos uma mensagem de esperança, na exaltação do que há de mais glorioso na história de um povo - a universalidade da sua cultura." (Domingos Mascarenhas in "Grandes Vidas Grandes Obras - biografias famosas", Selecções do Reader´s Digest, 1974.
---
zamala

7 comentários:

Alda M. Maia disse...

Não quero comentar o seu post, pois já diz tudo.
Quero apenas agradecer-lhe as mensagens, muito simpáticas e gentis, que deixou no meu blog.
Espero que a reunião dos radioamadores seja mesmo uma grande festa.
Até breve e 73 de muita estima
Alda - I1YG
Ah! gostei do seu post sobre a blogosfera e que publicou no jornal da sua cidade

arte disse...

Foi um lutador,poeta e também um apaixonado.Bem português..Este é o dia mais português dos 365 que temos.Um abraço. Arte por um canudo 2

José Manuel Dias disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Manuel Dias disse...

Parabéns pelo Blogue. Volateri. Admito que os temas do meu o possam interessar...Fica o convite.

Marco Aurélio disse...

Tenho uma edição antiga dos Lusíadas que aqui no brasil deve custar uns 400 euros. Boa sorte para a seleção portuguesa no jogo de hoje.

a d´almeida nunes disse...

Caros amigos.
Que melhor surpresa me poderia ser reservada do que abrir esta bela "caixa de correio" e dar com estas magníficas notas.
Muito obrigado:
Alda - I1YG: pelos vistos já regressou, fiquei com a ideia que enquanto estvesse em Itália não actualizaria o seu bogue. Confesso que este fim-de-semana (10/11/2006) tenho andado por fora, um casamento, um lançamento de um livro, uma festa de fim de ano de dança duma escola na qual pqrticipa a minha neta...
josé manuel dias: dei uma vist de olhos no seu blog e creio que vou passar a a ser um dos seus leirtores. Muito ineressante, sem dúvida.
dp: obrigado pela visita. Já sabe que, quando menos esperar, lá estará o meu comentário.
Marc aurélio: Tenho acmpanhado o teu blog e vejo que os correspondentes estão atentos a tudo quanto é post lá colocado. Que tudo corra peo melhor aí pelo Brasil, qe também aí tenho bastante família.
Ganhámos a Angola em futebol, mas os nossos irmãos Angolanos não foram nenhuma pera doce. Para a primeira intervenção na Taça do Mundo em Futebol deram muita réplica aos craques portugueses.
ainda os vamos ver por aí a dar cartas no Futebol Mundial.
Por aqui vêm-se muitas bandeiras nas janelas: de Portugal, do Brasil e de Angola.
É o entusiasmo do futebol.

Unknown disse...

Já li muitos blogs, e posso dizer (com autoridade... lol) que este é um dos artigos mais bem escritos que já li.

Viva Camões, e viva Portugal.

Um abraço...
Eunice