2006/06/18

PAÍSES LUSÍADAS


Ora aqui está uma boa questão: quando falamos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) estamos a falar de países de língua oficial inspirada no Português de Camões.
Poderemos assim afirmar que fazemos parte duma Comunidade Internacional Lusíada. Eu penso que sim e decerto que não haverá quem possa discordar que Camões, através da sua monumental obra épica, "Os Lusíadas", é o maior representante desta incomparável língua intercontinental.
Portanto, dialoguemos a todo o momento, nos mais variados fóruns internacionais, utilizando a língua de Camões.
Vem este simples e despretensioso intróito, a propósito de que me incumbi duma missão, que reputo de importante, dentro das minhas modestas mas esforçadas possibilidades, a de passar a focar mais questões relacionadas com os países da Comunidade Lusíada.
Já aflorei aqui a questão da existência de um Movimento Internacional, o ELOS CLUBE INTERNACIONAL, que, através dos vários clubes que já tem espalhados pelo Mundo, visa fomentar a Cultura baseada na Língua de Camões.
Na região de Leiria - Portugal, já existe o Clube Elos de Leiria, que brevemente apresentará publicamente o seu plano de acividades. Cabe, no entanto, também aqui referir, nesta oportunidade, a existência em plena actividade, de um dos mais activos Clubes Elos, o de Faro.
Aproxima-se a passos de gigante a comemoração do Dia da Independência de Moçambique: o próximo dia 25 do corrente mês. Apesar de haver muita informação escrita em papel (livros, jornais e revistas) e na Internet, aguardo que, a todo o momento, possa receber informações mais detalhadas dos programas comemorativos e de notícias recentes sobre aquele país da CPLP.
De qualquer modo estou a preparar material para colocar aqui no blogue. Como já o afirmei em post anterior, a minha motivação está reforçada pelas ligações sentimentais e íntimas que tenho com Moçambique.
---
asn

Sem comentários: