2006/12/14

O entusiasmo dos Blogues

Há meses que ando para fazer uma cópia de segurança deste blogue.
Entretanto, a Blogger garante-nos que não há problemas, que têm cópias de segurança nos servidores. Acontece, porém, que já se sabe que os blogues alojados neste impressionante servidor já andam à roda dos 90 milhões e que este número continua a crescer exponencialmente todos os dias.
De tal modo a “Google” nos tem facilitado o acesso a este e outros serviços gratuitos, como o e-mail a 2 Gigas de capacidade, que a concorrência, Microsoft incluída, já não sabe o que fazer à vida. Em Portugal, por exemplo, temos o caso do Sapo, que, parece-me, está a atravessar momentos de grandes incertezas quanto a rumo a dar à sua estratégia de marketing.
Parece-me a mim que não estarão a trilhar o melhor caminho, porquanto:
1) Páginas pessoais grátis: tenho uma página
http://leiria.no.sapo.pt/ em actividade desde 2000. Ultimamente estou a ser confrontado com a indisponibilidade manifestada pelo Sapo para me permitir actualizar a dita página web directamente através do meu próprio utilitário de FTP, o que sempre fiz. A razão invocada tem a ver com o facto de eu não aceder à Internet através deste servidor. O que se passa é que, no local onde vivo, lamentavelmente, apesar de estar a 5 Km do centro da cidade de Leiria, não tenho acesso ao sinal de ADSL nem de cabo. Nessa sequência, acabei por optar pela placa 3G da Vodafone. Mesmo assim, o acesso por FTP à minha página está cortado. Lamenta-se este facto, tanto mais que já dei estas explicações àquela entidade. Além disso, esta página já está referenciada nos motores de busca e constitui uma ajuda a não desprezar para quem necessitar de informações sobre o Concelho de Leiria.
2) As contas de e-mail grátis de 25 MB não têm possibilidade de competir com as de 2 Gb do Gmail.
3) As possibilidades dos serviços da Google associados à conta que nos estão a atribuir gratuitamente são imensas, não temos como resistir a tanta “bondade”.
4) A zona de comentários dos Blogs do Sapo levantam diversos obstáculos aos utilizadores que não sejam os seus próprios. A Blogger nem por isso, facilitando mais a postagem de comentários por não utilizadores “blogspot.com”.

Ora bem.
Tudo isto para deixar aqui a informação de que, após muitas hesitações, lá me decidi a mudar para a plataforma Beta da “Blogger”. Andei um tanto ensarilhado com esta operação quando optei por optimizar a nova apresentação do Blogue. Estava a perder links e outras alterações que tanto trabalho me tinham dado a colocar no “Template” anterior. Por acaso, os informáticos da Google deviam ter previsto esta mais que provável atrapalhação de muitos bloguistas e lá consegui descobrir que podia retomar a configuração clássica sem ter que voltar para o Blogger antigo, operação essa que já seria impossível. Um alívio. Desta forma não perdi dados que havia acrescentado na barra lateral de navegação, tais como “recomendações”, contadores e outras notas.
Pelo que me apercebi ainda tenho muito que aprender para tirar o máximo partido da minha conta “gratuita” da Google.
Com o tempo e muito entusiasmo a coisa há-de ir.
Penso eu!...

6 comentários:

Al Cardoso disse...

Agora ja podemos comentar-nos a vontade, pois estamos em sintonia.

Mas pelo que vejo o meu amigo percebe mais destas coisas que eu, pois eu perdi uma data de links, que aos poucos terei que colecionar outra vez.

Coisas de azelhas!!!

Um abraco de amizade.

a d´almeida nunes disse...

Caro al
Só lhe digo uma coisa. Quanto mais aprendo menos sei. E não estou a fazer retórica nem a fazer citações de grandes pensadores da Humanidade.
As alterações permanentes, o que aprendemos hoje amanhã está ultrapassado, constitui uma situação que começa a tornar a nossa vida muito difícil. A nós os que já estamos com uns anitos encima.
Às vezes ponho-me a cismar. Valerá a pena o esforço intelectual e físico extra para me manter actualizado?
Um abraço.
2007 é um Nono Ano!...

A Professorinha disse...

Bem, eu ando a pensar em mudar para os blogs beta... mas ando hesitante... não sei se poderei manter o meu template, se perderei links e contadores... se calhar não vou mexer ainda.

a d´almeida nunes disse...

Olá "professorinha"
Encantado por a receber neste cantito da blogosfera.
A minha opinião resultante daquilo que constatei no decorrer do processo de transferência para a plataforma Beta da Blogger: Antes de proceder à transferência deve colocar todos os links e os próprios contadores dentro da área de LINKS que vem no template original (portanto, antes daquelas alterações que quase todos nós fazemos...).
Depois é seguir os passos indicados pelos informáticos da Blogger, fazer a cópia de segurança que eles aconselham (é só clicar na altura devida), escolhendo, claro, o template que melhor entender.
De qualquer modo é sempre útil copiar para o seu disco todo o seu "template" actual.
As probabilidades de haver um grande azar são mínimas, parece-me. Os Engenheiros Informáticos da Blogger penso que tomaram as devidas precauções.

Menina Marota disse...

Ah... finalmente já se pode comentar...mas eu não acredito nesses senhores da Blogger!
Ainda muito recentemente e como magia, o meu Template, pura e simplesmente desapareceu!
Bem reclamei, bem pedi cópia e nada!
Com muito esforço, lá consegui refazer tudo, menos os linkes que perdi e que ainda agora estou a refezer!
Por isso nada de fiar. Tenham sempre um cópia de segurança para eventualidades!

Um abraço e bom fim de semana ;)

Jonas disse...

Tenho pena que não tenha optado pelo SAPO no que diz respeito aos Blogs, já que a plataforma está ainda em desenvolvimento (http://blogs.blogs.sapo.pt) e o feedback dos utilizadores é um factor importantíssimo. A área de comentários é, de facto, algo em que estamos a trabalhar e a melhorar.

No entanto, se a sua página está nas Homepages do SAPO e se está com dificuldades no ftp, poderemos fazer alguma coisa (pelo menos ver o que é que se passa).

Se quiser contactar-me por mail (ai, que vou deixar aqui o meu mail, aí vem uma catrefada de spam), terei todo o gosto em tentar apurar o que se passa (jonas@co.sapo.pt)

Ah, eu trabalho no SAPO, sou a responsável quer pelos Blogs quer pelas Homepages :)