2008/01/15

Largo da Sé de Leiria - 15jan2008

O Largo da Sé de Leiria, hoje, de manhã.
Destaques:
1- Não sei se na sequência dos protestos da população pelo mau gosto manifestado, finalmente foram retirados os placardes tipo totemes, espalhados pela cidade; o do Largo da Sé, que se pode
rever aqui, então constituía uma situação gritante do despropósito e falta de sentido estético de quem deles teve a lembrança;
2- O amontoado de cadeiras * de esplanada de cor vermelha, amarradas com um cadeado ao candeeiro público, mesmo no centro do Largo lá continua! Esta situação justifica-se minimamente? Não, é claro, até pelo mau aspecto do eventual serviço de bar que reporta ao estabelecimento que ali perto tem instalações;
2- Os bandos de pombos * que frequentam a cidade, particularmente o Largo da Sé, pode-se considerar que são dos principais causadores da degradação em que se encontram alguns prédios antigos desta zona, a começar pelos telhados.
Impressionante a falta de actuação prática dos serviços camarários nomeadamente desautorizando quem os alimenta diariamente, como passatempo, com quantidades astronómicas de milho e água. Os reservatórios de água, em plástico amarelo (mesmo a condizer com o local!?...) estão colocados ao lado da escadaria que liga o Largo ao topo poente do Adro da Sé e à Rua que vai para o Castelo de Leiria. Inadmissível, tanta passividade da parte de várias entidades/autoridades, como por exemplo: Câmara, Delegação de Saúde, Polícia...

* Consultar o tema: largo da sé leiria, neste blogue.

Posted by Picasa

5 comentários:

Chanesco disse...

Meu caro António

Este Blog é quase Leiria em directo, sim senhor.

Efectivamente os pombos já estão a constituir uma praga, cujos excrementos corroem e danificam as pedras dos monumentos.
É pena que as câmaras não solucionem o problema, numa altura em que já exitem dispositivos dissuasores de custo relativamente baixo.

Um abraço Raiano

ANTONIO DELGADO disse...

Estimado António,

Terei mesmo que passar com mais assiduidade e mais tempo neste seu espaço que se está a revelar óptima surpresa para mim.

Cordialmente´
Atónio Delgado

ANTONIO DELGADO disse...

Esqueci-me! excelentes fotos.

Al Cardoso disse...

Realmente a quantidade de pombos(as) nas nossas cidades comeca a passar das marcas, nao devia ser encorajada a alimentacao dessas aves!

Um abraco de amizade d'algodrense.

a d´almeida nunes disse...

Caros amigos
Muito obrigado pelos vossos comentários ao texto do post. Nós os que aprenderam (ou assim o julgam) a apreciar os blogues, nas suas variadíssimas facetas, é evidente que sentimos um outro estímulo quando percebemos que abordamos temas que estimulam os nossos leitores a manifestarem-se.
Evidentemente que nem sempre se consegue esse desiderato nem os nossos amigos que nos lêem, estão sempre disponíveis para nos acompanhar, que também têm a sua via e o tempo não dá para tudo.
Por tudo isto muito obrigado pela vossa amabilidade.
Quanto ao Chanesco. Olhe que essa de "Leiria em directo" deixe-me que lhe diga que até nem é ideia que não me tenha já sobressaltado.
Bom dia e bom fim de semana.
António