2009/03/24

ANTOLOGIA de poetas lusófonos - II

Mais um elo para a Lusofonia

Escrever é algo mais do que espalhar letras, entornar palavras ou construir frases. Escrever é transmitir ideias, é concretizar desejos, é realizar sonhos, é prolongar a firme voz de comunicar. Escrever é cunhar identidade pela diversidade cultural que une países, regiões, cidades e aldeias.

A Lusofonia não é apenas um conjunto de países onde se fala a Língua Portuguesa. A Lusofonia está espalhada por todos os países do Mundo. Em todos eles existe alguém que fala ou escreve esta tão amada Língua.

Neste Planeta, em que parte da sociedade o considera global, não existem fronteiras para a Lusofonia nem para a Poesia, como defendia António Gedeão: “Minha aldeia é todo o mundo”.

...

A II Antologia de Poetas Lusófonos apresenta, nestas quase 500 páginas, 134 poetas de 11 países: Angola, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, França, Índia, Inglaterra, Moçambique, Portugal, Suíça e Timor.

As poesias que tatuam as páginas deste livro não são todas de índole académica(*). Queremos, também, dar voz à poesia mais popular. Mas, uma coisa é certa: neste livro todas as poesias têm mensagem. Todas elas transmitem sentimentos. Todas elas cantam a mesma Língua. E mais, todas elas nasceram tão distantes umas das outras e conseguiram um elo de verdadeira união através da II Antologia de Poetas Lusófonos.

...

Um especial agradecimento para as Associações, Academias e Instituições que ajudaram a divulgar o regulamento da II Antologia e, um grande abraço a todos os Poetas.

Como escreveu o poeta açoriano, Armando Côrtes-Rodrigues, “O mar da minha vida não tem longes”.

Até à III Antologia de Poetas Lusófonos.

Adélio Amaro

Coordenador Editorial

«« CONVITE »»

A Folheto Edições & Design, o Director do Mosteiro da Batalha e o Município
da Batalha têm a honra de convidar V. Exa. e Família para o lançamento do livro
II Antologia de Poetas Lusófonos
a realizar no próximo dia 5 de Abril de 2009, no Mosteiro Santa Maria da Vitória,
na Vila da Batalha, Portugal.
A cerimónia terá início às 15h30, nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro, com a actuação da Orquestra Filarmonia das Beiras, seguindo-se, pelas 16h30, a apresentação
da II Antologia de Poetas Lusófonos, no Auditório do Mosteiro da Batalha.
Haverá um momento de poesia com a participação de vários poetas.
ENTRADA LIVRE

-

(*) Como a deste popular, que vos escreve num simples, despretencioso, mas entusiasta blogue, como eu quero que seja este "DISPERSAMENTE". E repararão que nem sequer para poeta popular eu tenho veia. Mas sinto-me poeta, melhor, sinto a Poesia, simplesmente...

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhores Editores,

Na intranet do Banco Central do Brasil saiu a seguinte matéria sobre a II Antologia:
Servidores participam de Antologia lançada em Portugal
(Última modificação: 03/04/2009 15:54)

Os servidores Alessandro Uccello e Ildefonso Pereira de Souza - que assina sua obra literária como Ildefonso Sambaíba -, da Surel, estão entre os autores do livro "II Antologia de Poetas Lusófonos", que será lançado em Portugal, neste domingo, 5/4. A publicação reúne textos de poetas de vários de 11 países e comunidades em que é falada a língua portuguesa.

A "II Antologia de Poetas Lusófonos" conta com a participação de 134 autores de Portugal; Brasil, França, Suíça, Inglaterra, Angola, Timor, Canadá, EUA, Moçambique e Índia. Cerca de 400 autores foram avaliados no processo de escolha dos que publicariam nas 500 páginas da obra.

Os poetas da Surel participam com cinco poemas cada. Alessandro com Agenda, Sem Retorno, Redoer, Somos e Pecados; Ildefonso, com A Metáfora, Havana, Palavras ao Vinho, Vossas Senhoras e Vida de Vidro.

Em sua edição I, a antologia contou com mensagens de parabéns dos presidentes da República de Portugal e do Brasil, assim como do primeiro-ministro de Portugal. A editora Folheto, em parceira com várias Associações e Academias, de diversos países, produziu a II Antologia de Poetas Lusófonos.

(Rachel Librelon)