2006/07/27

HISTÓRIA da HUMANIDADE - Início


O Médio Oriente, a sua geografia política, a sua influência determinante e incontestável em toda a história da humanidade, estão na ordem do dia.
A guerra feroz e sangrenta que está em curso, que opõe o estado de Israel aos grupos guerilheiros do Hezbollah (guerreiros de Deus do Islão, de confissão xiita, a mesma que a al-Qaeda, sunita, tem atacado brutalmente em múltiplos atentados no Iraque) na parte leste (Líbano) e Hamas (Palestina), impeliu-me a procurar e rever o máximo de informação sobre esta área, mais precisamente, a parte do mundo, entre a antiga Mesopotânea (actual Iraque) e o Egipto.
De facto já está mais que provado que foi nesta parte do mundo que teve início a história do homem, as suas crenças religiosas, as suas movimentações ao sabor das guerras e do comércio e das primeiras viagens aventureiras dos navios mercantes.
O fundamental da História, a época do homem que nos marcou, divididos em variadíssimas Nações e Civilizações, até à actualidade, pode-se simplificar que começou por volta de 3.100 a.C. O Egipto e o Nilo são marcos definitivos dessa fronteira do tempo Histórico.
Não tenho em mente fazer uma narração exaustiva dos factos históricos que a humanidade viveu até à Modernidade. Nem para tal me sentiria habilitado.
Pretendo, muito simplesmente, fazer uma recapitulação de alguns factos que poderão justificar algumas das confusões e equívocos em que o homem actual vive. Para que eu próprio tente perceber as razões mais profundas de alguns dos acontecimentos mundiais da Actualidade.

Que Deus* me ajude!

*) Ora aqui está o cerne da questão!
nota: A imagem (parcial) acima consta do livro "Uma Pequena História do Mundo" de E.H.Gombrich - ed. "Tinta da China" - Maio 2006 (e-mail desta data para efeitos de autorização do seu uso neste blog)
...
(continua)

4 comentários:

Moura disse...

Deus ajudará... e eu também! O conflito tem na sua origem motivações religiosas. Para um roteiro histórico deve-se procurar informações sobre a "História do Povo Hebreu" e a originalidade de ter sido a primeira grande religião monoteista. Depois perceber a diáspora judaica, o desejo de um Messias...etc! Entretanto, procurar dados sobre a religião islâmica, os seus preceitos ideológicos e a questão do desejo de dominar o mundo (com recurso à violência...e estamos a falar de um livro religioso!). Para terminar o holocausto na 2ª G. Guerra e a ideia da ONU devolver a TERRA PROMETIDA aos Hebreus...
É um grande passeio pela História da Humanidade!!!
Força e boas leituras..

Moura disse...

...pode começar pela tal "pequena história do Mundo"...mas depois partir para outras maiores. Na faculdade inscrevi-me numa cadeira recém-criada na minha época..."História Comparada das Religiões", dada pelo especialista reconhecido internacionalmente, Prof. Dr. Manuel Augusto Rodrigues! A "matéria" da cadeira centrou-se no Judaismo - Cristianismo - Islamismo! Foi um ano em cheio!
Algures hei-de ter um belo maço de fotocópias e apontamentos da dita cadeira..

a d´almeida nunes disse...

Ora aí está a questão básica. Perceber as origens e os desenvolvimentos entrelaçados destas três Fés: Judaismo - Cristianismo - Islamismo.

A Palestina, como Estado, deveria ter sido encaminhada, com fronteiras bem definidas, como uma zona política/religiosa onde fosse possível a convivência pacífica destas 3 religiões.
Como? Com tantos fundamentalismos?
Tenho andado aqui de vota de muitos livros mas este tema é muito delicado! Não sei se terei capacidade para tentar sequer uma abordagem superficial sem meter muitas gafes.
De qualquer modo vou dexando aqui algumas notas daquilo que for encontrando e que pense que me pode agudar a perceber muitas das posições tomadas pelos vários países e políticos!
Vamos ter oportunidade de trocar impressões sobre este tema, concerteza.
Entretanto, pode ser que apareça mais alguém que possa dar uma ajuda!
-
In "dispersamente" (por via das confusões dado ter mais blogs no meu "profile")

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Cybershot dsc p41 webcam Tennis and sacramento 1965 buick riviera gran sport Latina pussy mp3 mpeg Find the best sites for mesotherapy with starware safford payday loan