2006/07/26

SOU AVÔ!

Os meus netos têm, ela, 10 anos e ele, 8. Tinha planeado escrever algo para marcar esta data tão simbólica para mim.
Entretanto, a Zaida, minha mulher, antecipou-se e "prantou" um post, muito a propósito, no seu blog
Que mais posso eu dizer, sendo que os netos que ela homenageia são também os meus?...
---
Ainda que: Sabem que hoje se comemora o "Dia dos Avós" em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo?
No primeiro dia de catequese da minha neta mais velha, a Mafalda. Passou para o 5º ano, o Gui para o 3º.

2 comentários:

Vitor Oliveira disse...

Caro ASN ... Caro Colega

permita-me uma correcção: Hoje 26 de Julho é apenas o Dia das Avós, já que no Calendário Litúrgico é dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus.

Quanto ao seu avô, São Joaquim, o seu dia é a 16 de Agosto, comemorado juntamente com São Roque.

Enfim preciosismos .... mas o curioso é que se fizermos umas pesquisas pelo google vemos montes de divergências nestas datas .....

Abraçoca do VO

a d´almeida nunes disse...

Caro amigo e colega Vitor Oliveira
Ora aqui está uma questão nteressante.
Permita-me que não concorde consigo. O dia 26 de Julho é o "Dia dos Avós". É o dia de Santa Ana, reconhecida pela Igreja apenas em 1584.
No séc. XX, no novo calendário litúrgico, Santa Ana e São Joaquim passaram a ser celebrados no mesmo dia.
Diz a lenda que Ana e Joaquim, já bastante idosos, viviam amargurados por não terem filhos, até porque sendo hebreus isso os estigmatizava junto do seu povo.
Um dia, em sonhos, Joaquim e Ana receberam a visita do Arcanjo Gabriel, que lhes anunciou o nascimento de uma menina, Maria, que viria a ser mãe de Jesus Cristo.
...
Concordo consigo quanto à avalancha de informações, as mais díspares, que se encontram nessa aterradora base de dados, em que se está a constituir, dia após dia, o imprescindível motor de busca, Google!

Um abraço
António Nunes