2006/07/13

PIMENTEIRA, árvore monumental

Dia 14/7/2006 - 8h30 - Cortes-Leiria- Portugal
Nova visita ao local para melhor observar esta árvore e tentar falar com pessoas conhecedoras.
Era de manhã, andava-se a varrer o chão, por debaixo da árvore. As flores de cor amarelada/pimenta, pequeníssimas, já em fim de floração, caíam incessantemente.
Falei com várias pessoas da terra, muito ligadas ao local, ali junto ao Rio Lis. Garantiram-me que aquela árvore é uma PIMENTEIRA e que, parece que já está confirmado, esta é a árvore mais antiga do Concelho de Leiria. Dizem os mais antigos que já os seus pais e avós lhes falavam desta árvore. Contas por alto esta "pimenteira" terá mais de 200 anos. Eu diria, numa primeira vistoria, bem mais de 2 séculos.
Vou confirmar o seu nome científico.(Aceitam-se e agradecem-se colaborações!...)

Vou voltar, um dia destes, com mais pormenores.
Ressalvo o que tinha escrito anteriormente, mais abaixo neste post: Pimenteira, em vez de pimenteiro, será o nome desta planta. O cheirinho é mesmo a pimenta...
___


http://photos1.blogger.com/blogger/3204/1325/320/DSC02027.jpg


É um pimenteiro, informaram-me.
Fiquei surpreendido, mas a verdade é que é mesmo um pimenteiro. Agora imagine-se a quantidade de anos que não terá para ter atingido aquela envergadura!
Vou continuar a indagar sobre esta planta.
Post na sequência do

3 comentários:

Tozé Franco disse...

Peço desculpa porque não estou aqui para dar qualquer informação sobre a árvore, mas sim para lhe agradecer o facto de ter colocado o meu pobre blogue, na sua lista de blogues recomendados.
Muito obrigado e, já agora, uma vez que sou visita assídua, tomo a liberdade de colocar o seu blogue nas minhas ligações.
Um abraço.
Tozé Franco

a d´almeida nunes disse...

Ok tozé, agradeço a amabilidade.
O meu esquema é este: os meus visitantes, desde que lhes encontre o interesse compatível com o meu blog e com os quais eu simpatizo colcoco-os nas recomendações. Claro que, se calhar, faltam lá alguns...
Além do mais tive aqui um quicopruó com as minhas diatribes à volta da barra lateral de navegação e estou a reconstitui-la.
Por exº falta-me o "manuel neves".
Um abraço
António Nunes

Nah Gallagher disse...

É uma Aroeira Pimenteira, ou "Schinus molle", pelo que me parece...